Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Potencialidades - Açaí

Potencialidades - Açaí

por Márcio Gallo publicado 10/04/2017 11h50, última modificação 10/04/2017 11h50

O açaizeiro (Euterpe oleracea) é uma palmeira típica da Amazônia. Ocorre espontaneamente nos estados do Pará, Amapá, Maranhão e leste do Amazonas, e de forma abundante na região do estuário do Rio Amazonas, onde enseja importantes atividades econômicas, envolvendo populações tradicionais e empresas locais.

A polpa do açaí é utilizada na Amazônia para o preparo do tradicional "vinho de açaí" que, em algumas áreas, constitui-se em um dos alimentos básicos da população. Esta bebida, nos últimos anos, tornou-se conhecida em outras regiões do país. Nos últimos anos da década de 90 observou-se crescente aceitação do produto na região Sudeste do país, principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo. Nesses novos centros de consumo, o açaí passou a ser largamente utilizado por freqüentadores de academias de ginástica, praias, esportistas e turistas, gerando um novo e rentável campo de negócios para produtores e exportadores.

Muito apreciado pelo excelente sabor de sua polpa, o açaí é uma das frutas amazônicas atualmente mais conhecidas fora da região e com perspectivas muito interessantes quanto à conquista de novos mercados. Nesse sentido, o mercado externo representa um potencial de grande significância.