Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Potencialidades - Cacau

Potencialidades - Cacau

por Márcio Gallo publicado 10/04/2017 11h50, última modificação 10/04/2017 11h50

O cacau é um produto nobre e tradicional da agricultura brasileira que vem atravessando um processo recente de recuperação, especialmente em Rondônia, após um prolongado período de crise ocasionada por uma conjunção externa desfavorável, com redução dos preços internacionais, e uma doença fúngica conhecida como "Vassoura de Bruxa" nos cacauais brasileiros.

Na Amazônia Ocidental, o estado de Rondônia ocupa o primeiro lugar na produção primária do cacau em amêndoas, mas não possui plantas agroindustriais de beneficiamento dos derivados do cacau, sendo toda a produção primária deste produto direcionada a indústrias processadoras na Bahia e no Sudeste. Devido a fatores como a disponibilidade de sólido apoio técnico-científico, boa situação de crédito dos produtores e disponibilidade de condições edafo-climáticas e espaciais muito superiores às encontradas nos demais estados produtores, a cacauicultura com certeza figura, atualmente, como uma das principais potencialidades do estado de Rondônia, mas o seu aproveitamento pleno exige o adensamento da cadeia produtiva do cacau, com a implantação de projetos empresariais de agroindustrialização.

Além de seu sabor inconfundível e da qualidade excepcional de sua gordura para a manufatura de alimentos achocolatados, de consistências e sabores diversos, há pelo menos dois outros grandes apelos mercadológicos para a venda do cacau, a serem profissionalmente explorados pelos produtores amazônicos. O primeiro é o apelo ecológico, atrelado ao fato de ser a cacauicultura um cultivo mantenedor do equilíbrio ambiental, ao demandar a preservação da floresta nativa para o seu sombreamento, favorecendo sua adequação aos ecossistemas frágeis do trópico úmido. O outro é a qualidade físico-química superior do cacau plantado ao longo da rodovia Transamazônica, quando comparado ao produzido em outros centros do Brasil e do exterior.