Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Potencialidades - Guaraná

Potencialidades - Guaraná

por Márcio Gallo publicado 10/04/2017 11h51, última modificação 10/04/2017 11h51

Um dos produtos típicos da Amazônia mais conhecidos no Brasil e no exterior, o guaraná ainda é um produto exclusivamente brasileiro e muito apreciado por suas qualidades energéticas e gastronômicas.

A comercialização do guaraná é feita em ramas (sementes torradas), seja para exportação, seja para a sua agroindustrialização. Desta última, pode-se obter o xarope (concentrado) para consumo direto como bebida energética (ao ser misturado à água) ou para a produção industrial de bebidas refrigerantes gaseificadas; o bastão (também denominado de rolo ou barra) para ralar e obter o pó para misturar à água e beber; ou o próprio pó já acondicionado em frascos, cápsulas gelatinosas ou sachês, também utilizado na preparação caseira de bebida energética ou ingerido puro como tônico.

Os produtos finais de maior difusão e aceitação pelos mercados brasileiro e estrangeiro ainda são os refrigerantes gaseificados à base de guaraná. Porém, a transformação industrial do guaraná em xarope, bastão, artesanato e em pó abre amplas perspectivas mercadológicas para investidores com foco no crescente mercado regional e brasileiro.