Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Potencialidades - Piscicultura

Potencialidades - Piscicultura

por Márcio Gallo publicado 10/04/2017 11h51, última modificação 10/04/2017 11h51

A piscicultura é uma atividade que vem crescendo na Amazônia Ocidental de forma significativa. O peixe é um dos recursos naturais mais abundantes e consumidos na região amazônica, com número estimado de espécies biológicas girando em torno de 2.500, o que representa, aproximadamente, 8% dos peixes de todo o mundo, 30% dos peixes de água doce e 75% dos peixes de água doce do Brasil.

A maior importância do peixe está relacionada, sem dúvida, à alimentação humana. A pesca na Amazônia é basicamente uma atividade extrativista, condicionada, portanto, pelo nível das águas dos rios, com superprodução na época da seca e escassez durante a época da cheia, o que influi decisivamente no preço final do produto. A criação de peixes em cativeiro, além de propiciar melhor equilíbrio entre oferta e demanda no mercado regional, estabilizando os preços ao longo do ano, também contribui para incrementar a exportação, não só para outras regiões do país, como também para o mercado internacional.

A indústria de beneficiamento de pescado, com equipamentos e processos produtivos modernos, obedecendo aos padrões fixados pela legislação pertinente, pode oferecer ao mercado consumidor uma grande variedade de produtos, que facilitam e tornam bem mais rápido o preparo de alimentos oriundos do pescado, o que vem atender às necessidades e preferências das classes média e alta da população.

É importante salientar a perspectiva representada pelo mercado internacional, que se afigura muito interessante. As populações dos países desenvolvidos, particularmente, mais esclarecidas e conscientes quanto a aspectos de saúde e sanidade dos alimentos, demandam crescentemente carnes com baixo teor de gordura e também produtos considerados ecologicamente corretos, ou seja, provenientes de processos de produção sustentáveis. Estas preferências, evidentemente, são na sua totalidade satisfeitas pelos produtos da piscicultura e por seus derivados.