Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Potencialidades - Produtos Madeireiros

Potencialidades - Produtos Madeireiros

por Márcio Gallo publicado 10/04/2017 11h51, última modificação 10/04/2017 11h51

A Amazônia brasileira abriga um terço das florestas tropicais do mundo. As estimativas de estoque indicam um valor não inferior a 60 bilhões de metros cúbicos de madeira em tora de valor comercial, o que coloca a região como detentora da maior reserva de madeira tropical do mundo. Além de abundantes, os recursos florestais madeireiros existentes na região têm uma rica variedade de aproximadamente 3.500 espécies localizadas em áreas de terra firme e várzea. No entanto, somente 25 espécies são mais utilizadas nas indústrias de base da região.

Existem dois grandes segmentos da indústria madeireira atuando de forma consolidada na Amazônia Ocidental que são as serrarias e a indústria de laminados e compensados. A indústria de móveis ainda é incipiente e, no geral, trabalha sob encomenda.

Quanto ao mercado consumidor os países da União Europeia são os mais importantes, ocupando o primeiro lugar no ranking de compras. Em segundo lugar, vêm os Estados Unidos. O Mercosul também tem destaque entre os compradores com uma participação de aproximadamente 15% no total exportado.