Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > SUFRAMA

SUFRAMA

por Márcio Gallo publicado 22/11/2016 12h39, última modificação 22/11/2016 12h39

Criada pelo Decreto-Lei nº 288, de 28 de fevereiro de 1967, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e responsável pela administração dos incentivos fiscais do modelo Zona Franca de Manaus.

A SUFRAMA atua como agência promotora de desenvolvimento regional em sua área de abrangência, que compreende os estados da Amazônia Ocidental (Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima) e os municípios de Macapá e Santana, no Amapá, investindo em projetos de apoio à infraestrutura econômica, produção, turismo, pesquisa e desenvolvimento, e de formação de capital intelectual, viabilizados através de convênios firmados com governos estaduais e municipais, instituições de ensino e entidades de classe. Os recursos aplicados são provenientes das Taxas de Serviços Administrativos (TSAs) arrecadadas junto às empresas incentivadas do Polo Industrial de Manaus.

Com a finalidade de ampliar a inserção internacional competitiva do modelo Zona Franca de Manaus e de fortalecer o parque industrial local, a SUFRAMA realiza ações de atração de investimentos e de promoção comercial dos produtos regionais, por meio da participação em eventos nacionais e internacionais, e também missões comerciais a países investidores em potencial. A principal ação implementada pela SUFRAMA para a inserção internacional é a Feira Internacional da Amazônia (FIAM).

O trabalho da SUFRAMA tem por objetivo harmonizar crescimento socioeconômico, preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida da população amazônida.