Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas inscrições para novos cursos do Telecentro SUFRAMA

Notícias

Abertas inscrições para novos cursos do Telecentro SUFRAMA

Destinados preferencialmente a desempregados, trabalhadores com renda familiar de um a três salários mínimos e pessoas residentes em bairros próximos à sede do Telecentro, os cursos são inteiramente gratuitos.
publicado: 05/01/2009 00h00 última modificação: 18/07/2016 10h07

Começam nesta terça-feira (06) as inscrições para os primeiros cursos profissionalizantes oferecidos pelo Telecentro da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) em 2009. Destinados preferencialmente a desempregados, trabalhadores com renda familiar de um a três salários mínimos e pessoas residentes em bairros próximos à sede do Telecentro, os cursos são inteiramente gratuitos.

Nesta etapa, serão promovidos treinamentos nas áreas de Informática Básica (ICC, Sistema Operacional e Internet), Noções de Obrigações Fiscais para Microempresas e Individuais, Ferramentas de Escritório em Software Livre (Open Writer e Calc) e Noções de Direito do Trabalho. Os cursos têm carga horária de 20 horas e serão realizados no período de 12 a 23 deste mês, com aulas de segunda a sexta-feira.

Devido ao aumento da demanda, o curso de Informática Básica contará com três turmas, cada uma com 20 vagas, cujas aulas serão aplicadas em diferentes horários. O mesmo número de vagas está sendo disponibilizado para o treinamento em Ferramentas de Escritório em Software Livre (Open Writer e Calc), o único da lista que exige pré-requisito (Informática Básica). No caso dos dois outros cursos (Noções de Obrigações Fiscais para Microempresas e Individuais e Noções de Direito do Trabalho), a quantidade de vagas chega a 24 no total.

O coordenador-geral de Modernização e Informática da autarquia, Sebastião Araújo, avalia como positiva as atividades desenvolvidas pelo Telecentro em 2008. Segundo ele, durante o ano passado, foram formadas 80 turmas de diversos cursos, beneficiando 1724 alunos, com idade de 18 a 60 anos. Araújo adianta que, neste este ano, o projeto ampliará a grade de treinamentos e passará a oferecer, nos próximos meses, quatro novos cursos: Noções de Cooperativismo, Noções de Segurança da Informação, Linguagem de Sinais e Noções de Técnicas Agrárias. “Desta forma, vamos ampliar as oportunidades de qualificação profissional e beneficiar maior número de pessoas”, frisa o coordenador.

Os interessados em concorrer a vagas nos cursos do Telecentro SUFRAMA podem se inscrever no site do projeto (http://www.suframa.gov.br/telecentro) ou então em sua sede, localizada no segundo pavilhão do Shopping Cecomiz (Av. General Rodrigo Otávio, nº 2136, Distrito Industrial). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3613-3637. Implantado em 2005, o Telecentro é uma iniciativa da Superintendência da Zona Franca de Manaus que visa a contribuir para qualificar trabalhadores e ampliar a consciência de cidadania da população, reduzindo a exclusão social no país.

registrado em: , ,