Você está aqui: Página Inicial > Notícias > AC e RO têm lançamento oficial dos programas PNCE e Brasil Mais Produtivo

Notícias

AC e RO têm lançamento oficial dos programas PNCE e Brasil Mais Produtivo

Ministro do MDIC, Marcos Pereira, esteve presente nas solenidades que contaram também com a participação de técnicas da Coordenação Geral de Comércio Exterior da SUFRAMA
por Diego Queiroz publicado: 12/08/2016 18h11 última modificação: 12/08/2016 18h11

Técnicas da Coordenação Geral de Comércio Exterior (Cogex) da SUFRAMA participam, nesta sexta-feira (12), das solenidades de lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora e do Programa Brasil Mais Produtivo nos Estados do Acre e de Rondônia. Os eventos contam com a presença do ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira.

O PNCE tem o objetivo de desenvolver e difundir a cultura exportadora nos Estados e ampliar as exportações de produtos brasileiros. O Programa Brasil Mais Produtivo, por sua vez, é uma ação focada na melhoria do processo produtivo das empresas nacionais e tem como objetivo aumentar em pelo menos 20% a produtividade das empresas participantes.

No Acre, o lançamento dos programas ocorreu na manhã desta sexta-feira, em solenidade realizada no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), em Rio Branco. A SUFRAMA esteve representada na ocasião pela coordenadora geral de Comércio Exterior, Sandra Almeida.

Em Rondônia, a solenidade de lançamento do PNCE e do Programa Brasil Mais Produtivo ocorrerá às 16h30, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), em Porto Velho. A autarquia será representada no evento pela economista da Cogex, Kamyle Medina.

De acordo com a coordenadora geral da Cogex, Sandra Almeida, a presença da SUFRAMA em ambos os eventos reforça a disposição da autarquia de participar ativamente da implementação de programas que promovam a competitividade e a cultura exportadora das empresas instaladas em sua área de atuação. “Essa ação oficial do MDIC é muito importante para que esses Estados possam ter maior amplitude e efetividade no desenvolvimento dos dois programas federais”, disse Sandra. “No caso específico do PNCE, a SUFRAMA é, atualmente, a coordenadora do Comitê Gestor do programa no Amazonas. Queremos trazer para as nossas instituições parceiras em Rondônia e no Acre as ações e as experiências do trabalho desenvolvido no Amazonas e, dessa forma, esperamos que as atividades em cada um desses Estados possam crescer e trazer ótimos resultados”, complementou.

Reuniões preparatórias

Além de prestigiar, nesta sexta-feira, as solenidades de lançamento dos dois programas federais, as profissionais da SUFRAMA também atuaram, na quinta-feira (11), em reuniões técnicas preparatórias visando à formação dos comitês gestores do PNCE nos dois Estados. As reuniões foram conduzidas por técnicos do MDIC e tiveram a participação de diversas entidades parceiras do programa.

No encontro preparatório do Acre, estiveram presentes instituições como a Federação das Indústrias do Acre e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em Rondônia, participaram da reunião representantes do Governo do Estado, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Conselho Regional de Contabilidade, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Federação da Agricultura do Estado de Rondônia e Sociedade dos Portos e Hidrovias de Rondônia (Porto Público de Rondônia).