Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ações da Suframa são destacadas em reunião do Codese

Notícias

Ações da Suframa são destacadas em reunião do Codese

Encontro ocorreu na sede da Autarquia e contou, dentre outros temas, com apresentações de ações voltadas à tecnologia com vistas ao desenvolvimento do Polo Digital de Manaus.
por Layana Rios publicado: 13/07/2019 12h04 última modificação: 15/07/2019 09h40

A apresentação de ações voltadas à tecnologia com vistas ao desenvolvimento do Polo Digital de Manaus foi a pauta principal da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese), realizada nesta sexta-feira (12), na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).


A reunião, que acontece mensalmente, contou com a participação do superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, do presidente do Codese, Antonio Azevedo, e de representantes dos diversos entes integrantes do Conselho, formado por órgãos governamentais, casas legislativas, academia, empresas, entidades de classe, entre outros. Um dos pontos apresentados na reunião foi a segunda edição da Feira do Polo Digital, que ocorrerá nos dias 15 a 17 de outubro, tendo como tema “Manaus Inteligente” e que está sob a coordenação do Codese.


Na ocasião, o superintendente Alfredo Menezes traçou um panorama das atividades recentes da Autarquia, bem como das ações até o próximo mês, especialmente no tocante à área da tecnologia. O primeiro anúncio foi em relação a 287ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS) – a primeira do ano – marcada para o dia 25 de julho. Nessa quinta-feira (11), foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto nº 9.912, com a nova composição do Conselho e, assim, a Autarquia pode proceder com os preparativos para a reunião. “Teremos uma pauta extensa de projetos, além das alterações nos três marcos regulatórios da Suframa – Zona Franca de Manaus, Áreas de Livre Comércio e Amazônia Ocidental – a serem avaliadas pelo Conselho”, afirmou Menezes.


O superintendente disse, ainda, que há um trabalho de articulação para a vinda do presidente da República, Jair Bolsonaro, à capital amazonense para participar da reunião ordinária do CAS. “No dia 25, todo o País estará com os olhos na Amazônia e nós temos um trabalho muito intenso para dar o andamento necessário a toda a organização da reunião e da agenda do presidente”, disse.


Menezes também informou que a Suframa está trabalhando na elaboração da pauta da segunda reunião de 2019 do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) que, em princípio, deverá ser realizada no dia 30 de agosto. Na mesma semana, ele informou que está estudando uma data para realizar um evento voltado à bioeconomia. “Será da mesma maneira que fizemos um evento voltado ao turismo nos últimos dias, onde tivemos chamamento público e palestras sobre o assunto, dentro da premissa desses vetores para a complementariedade a nossa economia. Esse evento recebeu muitos elogios, nossa equipe fez articulações com diversos atores e desta mesma forma estaremos realizando um evento na área da bioeconomia”, afirmou.


Em relação ao Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), o superintendente afirmou que na última quinta-feira assinou a proposta da Suframa para a gestão do Centro, que foi enviada ao Ministério da Economia para análise. “Nossa proposta é baseada em 15% de pesquisa aplicada e 85% efetivamente de negócios. Devemos também fazer um evento para coletarmos ideias que possam aperfeiçoar esse projeto que vamos gerir”, disse, ressaltando que o novo gestor do CBA, Fábio Calderaro, já está nomeado e atuando no Centro.


Por fim, Menezes anunciou que integrará uma missão internacional com o presidente Jair Bolsonaro, marcada para o período de 04 a 12 de agosto, em Aachen, na Alemanha, onde participará do evento “New industries for a digital world – missão Indústria 4.0 2019”. A próxima reunião Codese está marcada para o dia 21 de agosto.

registrado em: ,