Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Agenda no Acre reforça ação da SUFRAMA em sua área de atuação

Notícias

Agenda no Acre reforça ação da SUFRAMA em sua área de atuação

Nesta quarta-feira (2), o primeiro compromisso da equipe técnica da autarquia no Estado foi participar da reunião com prefeitos acrianos na sede da Associação dos Municípios do Acre (Amac).
por Márcio Gallo publicado: 02/05/2018 15h55 última modificação: 07/05/2018 11h49

O titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Appio Tolentino, acompanhado de equipe técnica da autarquia composta por servidores de diversos setores da Superintendência, cumpre, ao longo desta semana, agenda no Estado do Acre. Nesta quarta-feira (2), o primeiro compromisso foi participar da reunião com prefeitos acrianos na sede da Associação dos Municípios do Acre (Amac), na qual representantes de vários municípios locais apresentaram os avanços alcançados e suas demandas em diversas frentes, como infraestrutura e saúde, por exemplo.

Em sua apresentação no evento, Appio Tolentino falou sobre a atuação da SUFRAMA e a iniciativa de reaproximação que a autarquia vem buscando junto aos municípios que fazem parte da área de abrangência do modelo Zona Franca de Manaus (Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia). “Estabelecemos o programa SUFRAMA Itinerante para atuarmos de forma mais estreitas com todos os municípios. Estamos atentos a todas as demandas e aumentando a participação dos técnicos da SUFRAMA junto ao poder público e privado de cada localidade para que possam demandar a autarquia na busca por incentivos que muitos têm direito a usufruir”, pontuou Tolentino.

A coordenadora geral de Estudos Econômicos e Empresariais da SUFRAMA, Ana Maria Souza, também fez uma palestra sobre os incentivos praticados nas Áreas de Livre Comércio (ALCs) e sobre a industrialização desses municípios a partir do uso de matéria prima regional. “Tanto aqui no Acre como em Rondônia temos um diferencial muito interessante devido à estrutura logística que aqui encontramos”, disse Ana Maria. “Visitamos empresas locais e temos exemplos interessantes que podem fazer jus a usufruir de todos os incentivos que permitem ganhos a empresas, além de levar benefícios à sociedade”, completou.

Um dos pontos destacados pela coordenadora geral foi a inexistência da necessidade de se cumprir um Processo Produtivo Básico (PPB) nestas regiões em que se busca a industrialização a partir de insumos regionais. “No Polo Industrial de Manaus temos essa exigência e aqui não há isso, o que torna o processo muito mais ágil”, reiterou Ana Maria.

Durante o encontro desta quarta-feira, a SUFRAMA demandou da Associação dos Municípios do Acre que reúna seus representantes com objetivo de realizar um encontro técnico junto aos servidores da autarquia para que possam ser orientados a desenvolver projetos e buscar ampliar ações conjuntas, que possam levar benefícios a todos, gerando emprego e renda por toda a região da Zona Franca de Manaus.

Agenda
Além do encontro com prefeitos locais, a SUFRAMA participará de outros eventos na capital acriana, Rio Branco. O mais importante será a realização da 283ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da autarquia (CAS), que ocorrerá na sexta-feira (4), na sede da Federação da Indústria do Estado do Acre (Fieac) e contará com a presença do ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima.

registrado em: ,