Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Agenda positiva debate avanços para o Acre

Notícias

Agenda positiva debate avanços para o Acre

Em viagem oficial, superintendente da Suframa reúne-se com o governador do Acre para tratar de ações conjuntas que impactem positivamente o Estado.
por Márcio Gallo publicado: 28/05/2019 15h27 última modificação: 11/06/2019 10h03

Entre os dias 28 e 30 de maio, o titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Alfredo Menezes, promove uma agenda oficial no Acre, que integra o rol de Estados beneficiados pelos incentivos do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) juntamente com o Amazonas, Roraima, Rondônia e os municípios de Macapá e Santana, no Amapá. A iniciativa conta com a participação do superintendente adjunto de Operações (SAO), Luciano Tavares, da coordenadora regional da Suframa no Acre, Maria Thereza Alves, da coordenadora-geral de Comunicação Social, Karlla Marinho, e do técnico da Coordenação-Geral de Comércio Exterior, Felipe Esteves.

Nesta terça-feira (28), foi realizada uma reunião entre a Suframa e o governo do Acre, na sede do executivo estadual. A equipe da Autarquia foi recebida pelo governador Gladson Cameli e por representantes da Federação das Indústrias do Acre (Fieac) e do Sindicato da Indústria de Extração de Areia, Argila e Laterita do Estado do Acre (Sindmineral). Na ocasião, diversos assuntos afetos à atuação da Suframa no Estado foram postos em pauta, como as ações frutos de convênios que levaram benefícios em diversas áreas do Acre, como turismo e educação. "Fizemos o dever de casa e verificamos tudo que foi feito pela Suframa no Estado ao longo de anos, muito a partir dos convênios firmados em toda a área de abrangência do modelo Zona Franca. A contribuição da Autarquia para a Universidade Federal do Acre é um exemplo claro de como iniciativas conjuntas podem impactar positivamente. Acredito que após a reforma tributária proposta pelo governo federal possamos retomar ações como essas em toda a região", disse Alfredo Menezes.

O governador Gladson Cameli destacou a atuação da Suframa na região, uma vez que sua política de administração de incentivos da ZFM permite a criação de empregos e renda no Estado, em especial com o advento das Áreas de Livre Comércio (ALCs) de Brasileia/Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul. "Temos intenção de buscar parcerias que convergem no mesmo sentido das diretrizes governamentais da Suframa para sua área de atuação, capaz de proporcionar desenvolvimento econômico e regional. Nossa meta é retomar o crescimento econômico", afirmou Cameli, acrescentando que as parcerias são essenciais para o avanço em áreas fundamentais, como em infraestrutura.

Agenda
Durante sua visita ao Acre, o superintendente da Suframa vai se reunir nesta quarta-feira (29) com a equipe da Coordenação Regional de Rio Branco para alinhar sua proposta de gestão com os técnicos da Autarquia bem como entender todas as necessidades locais para o pleno funcionamento do escritório institucional no Estado. Ainda estão previstos encontros técnicos com representantes da Federação do Comércio e da Fieac, além de discussões com demais parceiros da Suframa no Estado.