Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ALCs contribuirão para o crescimento da economia de Roraima

Notícias

ALCs contribuirão para o crescimento da economia de Roraima

Memorial Descritivo da ALC de Bonfim permitirá dar continuidade ao processo de regulamentação e implantação das Áreas de Livre Comércio do Estado.
publicado: 12/08/2008 00h00 última modificação: 20/07/2016 11h48

O governador de Roraima, José Anchieta Júnior, entregou nesta segunda-feira (11), na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), o Memorial Descritivo da Área de Livre Comércio de Bonfim (ALCB) à superintendente, Flávia Skrobot Grosso. A entrega do memorial permitirá dar continuidade ao processo de regulamentação e implantação das Áreas de Livre Comércio de Boa Vista (ALCBV) e Bonfim (ALCB).

O documento será anexado à Exposição de Motivos Interministerial que trata dos benefícios a serem gerados com a implantação das ALC´s de Bonfim e de Boa Vista, a ser enviada juntamente com a Minuta de Decreto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e ao Ministério da Fazenda.

Na ocasião, a superintendente Flávia Grosso disse esperar que as duas ALC´s possam ser implantadas no máximo em dois meses e dessa forma, contribuir para o crescimento da economia do Estado. Contudo, a superintendente ressalta a necessidade de descontingenciamento de recursos da autarquia por parte do governo federal, uma vez que para implantação das ALC´s será preciso realizar uma série de investimentos, incluindo ampliação das instalações da Coordenação Regional da autarquia nas duas cidades, aquisição de equipamentos e treinamento de pessoal. “Esses são investimentos que a SUFRAMA terá de fazer, porém, sem recursos haverá muita dificuldade”, declara.

José Anchieta Júnior acredita que a implantação das Áreas de Livre Comércio se dará em curto espaço de tempo e que deverão possibilitar o aquecimento do comércio do Estado, principalmente, Boa Vista que, segundo ele, passa por um momento difícil, sobretudo por conta da proximidade geográfica com Manaus (capital do Amazonas) e a cidade venezuelana de Santa Helena, que contam com intensa atividade comercial. Durante a reunião, o governador falou ainda que irá atuar junto com a bancada roraimense no Congresso Nacional no sentido de sensibilizar o governo federal para que possa descontingenciar os recursos da autarquia e com isso, possibilitar a ampliação dos investimentos da SUFRAMA na região.

As Áreas de Livre Comércio de Boa Vista (ALCBV) e Bonfim (ALCB) foram instituídas pela Lei nº 11.732, de 30 de junho de 2008, e são consideradas estratégicas para o desenvolvimento do comércio e conseqüente fortalecimento da economia de Roraima.