Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ALE reconhece atuação da SUFRAMA em 44 anos do modelo ZFM

Notícias

ALE reconhece atuação da SUFRAMA em 44 anos do modelo ZFM

As conquistas do modelo ao longo de sua trajetória e a relevância para o desenvolvimento socioeconômico do Estado do Amazonas, bem como de toda a região, foram destacadas pelos deputados durante sessão especial.
publicado: 26/04/2011 00h00 última modificação: 20/04/2016 11h24

A Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE) realizou nesta terça-feira (26) sessão especial em homenagem aos 44 anos do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). Proposta pelo deputado estadual Adjuto Afonso (PP), a sessão foi aprovada por unanimidade e contou com a presença maciça dos parlamentares daquela Casa.

As conquistas do modelo ao longo de sua trajetória e a relevância para o desenvolvimento socioeconômico do Estado do Amazonas, bem como de toda a região, foram destacadas pelos deputados, que se manifestaram durante a solenidade. “A Zona Franca de Manaus sempre teve um grande papel no desenvolvimento regional e do nosso Estado. O Amazonas não seria o que é hoje, uma economia crescente, com um PIB (Produto Interno Bruto) considerável e capacidade de investimento, se não fosse a Zona Franca de Manaus”, afirmou o deputado e presidente da Casa, Ricardo Nicolau (PRP).

Nicolau aproveitou a ocasião para parabenizar a superintendente e destacar a sua atuação à frente da autarquia. “Confio na sua honestidade, na sua capacidade de trabalho e tenho certeza que, nas suas mãos, a ZFM teve e terá um rumo diferente”, disse. “Mesmo sendo político sou contrário à politização da Zona Franca de Manaus que, ao meu ver, tem de ser tratada tecnicamente”, completou o parlamentar.

Adjuto Afonso, autor da proposta de realização da sessão especial, engrandeceu os resultados excepcionais alcançados nos últimos anos pelo parque fabril de Manaus, e a política de vanguarda no fortalecimento do Polo Industrial de Manaus (PIM), enfatizando o salto de faturamento das empresas conquistado nos últimos anos.

Logo no início da sessão especial, Adjuto Afonso e Ricardo Nicolau entregaram à superintendente Flávia Grosso uma placa comemorativa pela sua contribuição ao desenvolvimento socioeconômico da região.

Modelo de sucesso - Aspectos positivos que retratam a evolução do modelo ZFM foram apresentados pela superintendente da Suframa, que agradeceu em tom emocionado as manifestações de reconhecimento à importância da Zona Franca de Manaus, e ao empenho dos servidores e colaboradores da SUFRAMA na gestão do modelo “que permitiu não apenas o crescimento, mas o desenvolvimento da região, formando uma base econômica, geradora e distribuidora de riqueza”, afirmou, acrescentando que “dados comparativos mostram de forma inequívoca não apenas a viabilidade do modelo de desenvolvimento escolhido para nossa região, mas também da competência do povo amazonense em geri-lo de forma grandiosa, correta e séria”.

Entre os dados mencionados pela superintendente, destacam-se o aumento de 230% do faturamento das empresas do Polo Industrial de Manaus entre 2003 e 2010, chegando a US$ 35 bilhões no último ano, e a média mensal de empregos, que cresceu 59,22% entre 2003 e 2010, tendo atingido 111 mil empregos diretos e indiretos no mês de fevereiro.