Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos da rede pública de ensino recebem aula sobre Zona Franca

Notícias

Alunos da rede pública de ensino recebem aula sobre Zona Franca

Palestra faz parte do projeto “Divulgação do Modelo Zona Franca de Manaus nas instituições de ensino e pesquisa”.
por Márcio Gallo publicado: 10/04/2013 14h13 última modificação: 07/03/2016 12h52

Estudantes das escolas públicas vinculadas à Secretaria Estadual de Educação (Seduc) começaram, esta semana, a receber apresentações do ciclo de palestras do projeto “Divulgação do Modelo Zona Franca de Manaus nas instituições de ensino e pesquisa”. Desenvolvido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), o projeto ajuda a disseminar a importância do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) para a área de abrangência da autarquia (Estados da Amazônia Ocidental e os municípios de Macapá e Santana, no Amapá), além de esclarecer sobre as ações da SUFRAMA nesta região e a contribuição destas ações para o desenvolvimento econômico do País.

Cerca de 50 alunos da Escola Estadual Ruy Alencar, no bairro Nova Cidade (Zona Norte da Manaus) foram os primeiros a acompanhar a apresentação da economista Ana Virgínia, da Coordenação-Geral de Planejamento e Programação Orçamentária (CGPRO) da SUFRAMA. Temas como os benefícios fiscais concedidos pelos governos federais e estaduais, logística de distribuição dos produtos fabricados no Polo Industrial de Manaus (PIM), processos produtivos básicos (PPBs), faturamento e geração de emprego e renda no PIM foram tratados com uma linguagem simples, para o melhor entendimento do segmento estudantil.

O estudante Wellington Silva aproveitou para tirar dúvidas quanto ao modelo ZFM e acredita que a iniciativa da SUFRAMA pode aumentar o interesse dos alunos sobre o tema. “É importante porque aprendemos mais sobre como realmente funciona a política de desenvolvimento da Zona Franca”, disse. Para o professor José Farias, a iniciativa de se abordar o assunto nas escolas do Estado também pode despertar o interesse dos estudantes para o mercado de trabalho. “Algumas pessoas podem não ter noção de como funciona o modelo Zona Franca e, a partir de palestras como estas, elas podem passar a se dedicar mais aos estudos já pensando em um futuro estágio ou emprego”, afirmou.

Alcance
Ao todo, mais de dois mil alunos matriculados no Ensino Médio de 14 escolas públicas estaduais devem receber as orientações da equipe da SUFRAMA este ano. O cronograma das palestras prevê 26 apresentações até o mês de outubro, passando por escolas de todas as zonas da capital amazonense. Com vistas a dobrar o número de estudantes alcançados, a autarquia já está preparando mais servidores que possam repassar o conhecimento sobre o modelo ZFM de forma clara e objetiva, para o bom entendimento dos alunos.

A ação vem sendo desenvolvida desde 2004 somando, até o momento, 178 palestras com alcance total de 14.245 alunos.

registrado em: , , ,