Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do curso de Comércio Exterior de Zurich conhecem o modelo Zona Franca de Manaus

Notícias

Alunos do curso de Comércio Exterior de Zurich conhecem o modelo Zona Franca de Manaus

A preocupação ambiental foi o principal ponto abordado durante a apresentação da SUFRAMA.
por Layana Rios publicado: 26/01/2012 00h00 última modificação: 29/03/2016 10h41

Um grupo de 60 alunos do curso de Comércio Exterior e Administração da Universidade de Ciências Aplicadas de Zurich participaram de uma palestra no auditório Floriano Pacheco, na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), na tarde desta quinta-feira (26), para conhecer o modelo ZFM.

Ministrada pela Coordenadora Geral de Estudos Econômicos e Empresariais da autarquia, Ana Souza, a palestra abordou o processo de evolução ao longo dos 45 anos do modelo, os incentivos fiscais concedidos às empresas que se instalam no Polo Industrial de Manaus (PIM), bem como dados referentes à distribuição nacional dos produtos, exportação, importação de insumos, faturamento, entre outros.

Entre os questionamentos dos alunos, a preocupação ambiental foi o principal ponto a ser abordado. “O PIM implantado em uma área de 10 mil quilômetros quadrados mantém 98% da floresta do Amazonas conservada. Estamos falando de 1,570 milhão de quilômetros quadrados. Isto é quatro vezes o tamanho da Alemanha. A nossa missão aqui, não enquanto brasileiros ou amazônidas, mas como raça humana, é criar projetos capazes de desenvolver a sociedade e preservar o meio ambiente”, respondeu Ana Souza.

Esta é a primeira vez que uma turma da faculdade visita o Brasil. O grupo de alunos, acompanhado pelos professores Mathias Schuz e Lynn Lin está no País desde o último domingo. A visita começou por São Paulo, onde ficaram por dois dias, seguiram para Brasília, Manaus e encerram a viagem no Rio de Janeiro.

De acordo com o professor Schuz, as visitas acontecem ao quinto período da faculdade para que os alunos conheçam os modelos comerciais aplicados em diferentes países. Entre os países visitados por outras turmas estão Índia, China e Vietnã.

Em Manaus, além da apresentação sobre o Modelo Zona Franca, os alunos realizaram na quinta-feira uma visita à fábrica da Sony e, na sexta-feira (27), irão conhecer o processo produtivo da Honda.