Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Anais da FIAM 2008 estão disponíveis na Internet

Notícias

Anais da FIAM 2008 estão disponíveis na Internet

Os Anais da IV Jornada de Seminários reúnem em seis volumes, que totalizam mais de 3 mil páginas, o conteúdo das apresentações de cerca de 280 palestrantes e das discussões dos participantes do evento.
publicado: 17/02/2009 00h00 última modificação: 04/07/2016 16h56

O conteúdo da IV Jornada de Seminários Internacionais sobre Desenvolvimento Amazônico e da II Mostra de Trabalhos Técnico-Científicos Apoiados pela SUFRAMA, realizadas durante a quarta edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM), entre os dias 10 e 13 de setembro de 2008, estão disponíveis no portal da Superintendência da Zona Franca de Manaus na Internet, no endereço www.suframa.gov.br.

Os Anais da IV Jornada de Seminários reúnem em seis volumes, que totalizam mais de 3 mil páginas, o conteúdo das apresentações de cerca de 280 palestrantes e das discussões dos participantes do evento. A publicação da II Mostra de Trabalhos Técnico-Científicos reúne, em 215 páginas, artigos relativos aos 70 trabalhos apresentados durante a FIAM 2008. A previsão da SUFRAMA é lançar, em março deste ano, as duas publicações impressas em formato de livro.

A Jornada de Seminários, que na sua quarta edição reuniu 16 seminários com temas variados, já se consolidou como um foro qualificado para o compartilhamento, debate, revisão e sistematização do conhecimento gerado na região. Em 2008, o evento consolidou três objetivos de âmbitos distintos. O primeiro expressa os ganhos coletivos que a sociedade regional obtém com a realização da Jornada; o segundo traduz os ganhos institucionais relativos à possibilidade de identificação e sistematização de contribuições capazes de alimentar um grande banco de dados; e o terceiro objetivo, mais orientado ao foco temático dos seminários, enseja o ganho do conhecimento obtido por meio da matriz de conhecimento que fundamenta cada um dos seminários, que permitirá a identificação de dinâmicas bem como de fundamentos técnicos-científicos, capazes de potencializar o desenvolvimento da região.

Entre palestrantes, moderadores e relatores, a IV Jornada reuniu mais de 300 especialistas, mestres e doutores. Na Mostra de Trabalhos Técnico-Científicos foram apresentados 70 trabalhos com temas relacionados à economia regional, logística, pesquisa e desenvolvimento, biotecnologia, saúde, indústria naval, comunicação e inclusão digital, entre outros. Sua finalidade é dar visibilidade aos resultados concretos de trabalhos com natureza técnico-científica, capazes de se converterem em produtos ou processos com fins produtivos e que foram, de alguma forma, apoiados pela SUFRAMA por meio de convênios.

Para a superintendente da SUFRAMA, Flávia Grosso, a FIAM 2008 se consolidou como um dos mais completos espaços dedicados ao setor produtivo regional, com uma amplitude única, que compreende quatro grandes componentes: a exposição de produtos e serviços da região; a mostra de trabalhos técnico-científicos; o Salão de Projetos, para promover investimentos em novos negócios sustentáveis; e a Jornada de Seminários Internacionais, um espaço para troca de conhecimentos voltados ao desenvolvimento da Amazônia.

A superintendente destaca a importância da publicação dos Anais da FIAM 2008 e chama a atenção para o fato de que a sua disponibilização na Internet é uma forma de socializar as informações e ampliar a rede de pessoas interessadas em discutir alternativas viáveis para o desenvolvimento regional. Os Anais da FIAM 2008 estão disponíveis nos links http://www.suframa.gov.br/suframa_publicacoes.cfm e http://www.suframa.gov.br/fiam/download.cfm