Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Anipes realiza encontro inédito em Manaus durante a FIAM 2011

Notícias

Anipes realiza encontro inédito em Manaus durante a FIAM 2011

O evento integra a programação da Jornada de Seminários da Feira Internacional da Amazônia.
publicado: 08/09/2011 00h00 última modificação: 07/04/2016 11h14

Pela primeira vez, a capital amazonense irá sediar o Encontro da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes). O evento integra a programação da Jornada de Seminários da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2011), uma realização da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), que acontecerá de 26 a 29 de outubro, no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus.

Em sua 16ª edição, o encontro se destaca pela abrangência nacional e ocorrerá de 26 a 28 de outubro, nos períodos da manhã e tarde. São esperados em torno de 100 dirigentes e técnicos de instituições associadas a Anipes de diversos Estados do País. O evento possui como tema central “Estatísticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável” e tem por finalidade ampliar as discussões em torno do assunto e favorecer o fortalecimento de parcerias entre as instituições filiadas à Anipes com vistas a ações futuras nessa área.

Serão realizadas palestras sobre temas relevantes para estruturação do plano de trabalho da Associação, a partir do resgate da memória institucional e de estudos socioeconômicos e das áreas de políticas públicas e meio ambiente. Os inscritos terão a oportunidade de participar de quatro cursos de curta duração sobre Ferramentas de Gestão de Informação, Indicadores de Programas, Introdução à Avaliação de Programas, Regionalização e Rede de Cidades: uma ferramenta para Políticas Públicas, além de mesas redondas e painéis.

Também haverá exposições de estudos, pesquisas e publicações, divididas em quatro sessões temáticas: Estudos Econômicos; Estudos Urbanos e Territoriais; Estudos Sociais, Gestão e Políticas Públicas; e Estudos Demográficos e Ambientais. Na programação consta ainda a apresentação do balanço institucional da gestão 2010-2011 da associação, a realização de Assembléia Geral Ordinária para eleição de nova diretoria e o lançamento do Boletim de Estatísticas Públicas (BEP) n.º 7, informativo técnico-científico voltado à discussão de questões relacionadas à produção, tratamento metodológico, análise e disseminação de dados sociais, demográficos, econômicos e ambientais no Brasil.

O 16º Encontro da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística conta com o apoio da Fundação Seade/SP (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados ), Condepe-Fidem/PE (Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco) e Fee/RS (Fundação de Economia e Estatística) - instituições que compõem a diretoria da associação. As inscrições para o evento poderão ser realizadas a partir do próximo dia 22 de setembro, no endereço eletrônico www.suframa.gov.br/fiam.

A Anipes é uma associação sem fins lucrativos, que congrega atualmente 31 instituições de pesquisa e estatística em âmbito estadual, municipal e federal, de norte a sul do país. A SUFRAMA é uma das instituições filiadas. A entidade realiza anualmente um seminário onde são discutidos aspectos metodológicos e substantivos acerca da produção, análise e disseminação das estatísticas, indicadores e outras informações para o planejamento e avaliação de políticas públicas.

Sobre a FIAM 2011
A FIAM é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por meio da Superintendência da Zona Franca de Manaus.Considerado o maior evento multissetorial da região, a edição 2011 da Feira Internacional da Amazônia, que terá como tema "Amazônia e você – o encontro é aqui", contará com diversas atividades destinadas a promover as potencialidades regionais, identificar oportunidades de negócios, atrair investimentos e gerar novos conhecimentos acerca da região. A novidade deste ano é o pavilhão especial em comemoração ao Ano da Itália no Brasil, onde o objetivo é promover uma mostra de produtos e serviços oriundos daquele país com a finalidade de estreitar a parceria entre empresários italianos e brasileiros.

No pavilhão central do Studio 5 Centro de Convenções, o público poderá conferir as últimas novidades em termos de produtos fabricados com alta tecnologia por empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Também haverá um espaço destinado à exposição institucional de Governos dos Estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, e como convidados especiais os demais Estados da Amazônia Legal (Pará, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão). Outra atração será a Rodada de Negócios, realizada em parceria com o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM), que proporcionará encontros entre empresas demandantes e ofertantes de produtos e serviços. Também haverá a Rodada de Negócios de Turismo, promovida em parceria com a Convention Bureau do Amazonas.

Na programação do evento consta ainda o Pavilhão Amazônia, espaço destinado à exposição e comercialização de produtos de micro e pequenas empresas, associações e cooperativas de todos os Estados da região e o Salão de Negócios Criativos, que tem por finalidade viabilizar a transferência de capital para empreendimentos que aliem rentabilidade e impactos positivos ao desenvolvimento regional. Também ocorrerá a sexta Jornada de Seminários, com o objetivo é debater temas estratégicos para o desenvolvimento regional, bem como difundir o conhecimento sobre a Amazônia e gerar subsídios para a orientação de políticas públicas.