Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aniversário da ZFM é destaque no parlamento amazonense

Notícias

Aniversário da ZFM é destaque no parlamento amazonense

Sessão especial da Aleam homenageou a SUFRAMA pelos 48 anos da autarquia e do modelo de desenvolvimento regional.
por Márcio Gallo publicado: 27/02/2015 09h19 última modificação: 03/02/2016 15h46

Em sessão especial proposta pelo deputado estadual Serafim Correa e realizada nesta quinta-feira (26), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) foi homenageada pelo aniversário de 48 anos do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e da autarquia. Convidado especial, o superintendente, em exercício, da autarquia, Gustavo Igrejas, foi recepcionado por representantes da própria Casa Legislativa, além do vice-governador Henrique Oliveira, do prefeito Arthur Virgílio Neto, e de representantes de entidades empresariais e da classe trabalhadora. Servidores da SUFRAMA e representantes do sindicato dos servidores da autarquia (Sindframa) também participaram da homenagem.

Durante seu discurso, o deputado Serafim Correa lembrou das dificuldades econômico-sociais pelas quais o Estado do Amazonas passava quando da proposta de implantação de uma Zona Franca na região. Com o advento do modelo de desenvolvimento regional, vieram as sucessivas fases da Zona Franca, com o auge do comércio, a substituição da importação e os conflitos com outros entes federativos devido aos benefícios ofertados pelo modelo. “É preciso desmontar essa ideia de que somos adversários, Amazonas e São Paulo. Somos todos beneficiados, somos – na verdade – sócios deste modelo”, afirmou Correa.

Os atuais desafios pelos quais atravessa o modelo ZFM também foram abordados pelo deputado, que afirmou ser necessário “resolver gargalos federais, estaduais e municipais para que tenhamos agilidade na aprovação e implantação de projetos na região”.

A arrecadação federal ocasionada a partir dos benefícios oriundos do modelo ZFM, a exploração de riquezas regionais de forma sustentável e a preservação florestal foram tópicos destacados pelo deputado Orlando Cidade, segundo a discursar no plenário. Em seguida, o deputado estadual Sabá Reis aproveitou a oportunidade para declarar que, através da Comissão de Indústria, Comércio Exterior e Mercosul da Aleam, os parlamentares pretendem dar maior apoio – em diversas demandas – à SUFRAMA e ao modelo. Em nome de outros deputados, Sabá Reis também destacou o trabalho realizado pelo superintendente, em exercício, Gustavo Igrejas, enquanto servidor de carreira da autarquia.

Outros deputados também pediram a palavra durante a homenagem. Luiz Castro destacou o trabalho exercido pelos servidores e a necessidade de se adequar as condições de trabalho na SUFRAMA, para que o trabalho, “de fundamental importância para a região”, seja desenvolvido da melhor forma. José Ricardo apoiou o pleito do colega parlamentar e ainda suscitou a necessidade de se discutir a economia do Amazonas, baseada nos incentivos ofertados ao PIM. Dermilson Chagas abordou a atuação da autarquia enquanto administradora dos incentivos da Zona Franca.

Contribuições
O superintendente Gustavo Igrejas, em seu discurso, lembrou os caminhos traçados pela SUFRAMA ao longo dos 48 anos do modelo Zona Franca de Manaus. As contribuições da autarquia para o desenvolvimento regional, as mudanças ocasionadas pelas políticas econômicas vigentes no País e os constantes desafios inerentes à ZFM, foram levantados por Igrejas. Ao longo de sua existência, “a autarquia também aperfeiçoou seus sistemas de controle, consolidando normas para aprovação e acompanhamento de projetos industriais (...), realizou a I Feira Internacional da Amazônia, que hoje está na sua oitava edição (...), criou o Centro de Ciência e Tecnologia do Polo Industrial de Manaus (CT-PIM) e inaugurou as instalações físicas laboratoriais do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), contribuindo para o fortalecimento da economia regional com o aproveitamento racional das potencialidades da nossa biodiversidade”, disse Igrejas.

O superintendente ainda reafirmou, ao lembrar a prorrogação por mais 50 anos do modelo ZFM, que tem “como missão nos superarmos ainda mais e vencer os desafios que virão. Não mediremos esforços para isso, pois a consequência do nosso trabalho é a geração de emprego, renda e desenvolvimento à população que vive na região amazônica, melhorando as condições socioeconômicas desta população, preservando a cobertura vegetal da nossa região”.

Importância da autarquia
O prefeito Arthur Virgílio Neto agradeceu pelo empenho da Superintendência no apoio à região, ressaltando que “a SUFRAMA, literalmente, sustentou o Amazonas e sua população” por muito tempo. Virgílio comentou sobre os empregos gerados a partir do advento do Polo Industrial de Manaus e afirmou que “estes 48 anos trouxeram um saldo muito positivo, sendo o modelo (de desenvolvimento) mais exitoso de todos”.

O vice-governador Henrique Oliveira destacou a melhoria percebida na região por conta da Zona Franca. “Só tenho a agradecer pela qualidade de vida aqui gerada devido ao modelo. Posso afirmar aqui que o governo do Estado não medirá esforços para o fortalecimento da Zona Franca de Manaus”, concluiu.

registrado em: , , , ,