Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aniversário de 49 anos da SUFRAMA é comemorado em sessão na Aleam

Notícias

Aniversário de 49 anos da SUFRAMA é comemorado em sessão na Aleam

Durante o evento, servidores foram homenageados em reconhecimento às contribuições prestadas ao desenvolvimento institucional da autarquia e do modelo Zona Franca de Manaus.
por Layana Rios publicado: 01/03/2016 18h35 última modificação: 02/03/2016 12h29

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) recebeu, nesta terça-feira (1), em sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), homenagem pelos seus 49 anos, completados no último dia 28 de fevereiro. Durante a solenidade, proposta pelos deputados estaduais Adjuto Afonso e Alessandra Campêlo, foram entregues uma placa de homenagem à SUFRAMA, recebida pela superintendente Rebecca Garcia, e certificados de honra ao mérito a quatro servidores da autarquia e a personalidades da indústria do Amazonas.

Em seu discurso, Rebecca Garcia inicialmente agradeceu à Aleam pela homenagem que considera justa à SUFRAMA. “Sempre é momento de festejar, porque foi há 49 anos que se tomou a decisão de investir no desenvolvimento da Amazônia Ocidental e, com isso, nós tivemos a oportunidade de sediar um Polo Industrial que hoje gera renda e emprego para toda nossa região. Agradeço a oportunidade de estar aqui podendo falar em nome dessas pessoas que construíram para a história da SUFRAMA, não apenas servidores, mas empresários, trabalhadores do Distrito Industrial, nossos políticos representantes tanto do Amazonas, quanto de fora do Estado, sem os quais não seriam possíveis tantas conquistas, entre elas a prorrogação por mais 50 anos do modelo Zona Franca de Manaus”, afirmou.

A superintendente também falou sobre a crise que afeta todo o País, mas que pode trazer oportunidades. “Todos nós sabemos que as crises fazem parte dos ciclos da economia, mas confiamos também que, como parte desses ciclos, nós teremos a recuperação e o auge. A partir da crise veio a necessidade de acelerar os processos do programa Zona Franca Verde e com ele vamos ter a possibilidade de interiorizar aquilo que se pensou há 49 anos: o desenvolvimento da Amazônia Ocidental”, afirmou, explicando que o programa garante a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as indústrias que fabriquem produtos com matéria-prima regional e que estejam instaladas nas Áreas de Livre Comércio da SUFRAMA – Tabatinga (AM); Guajará-Mirim (RO); Macapá/Santana (AP); Brasiléia/Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul (AC); e Boa Vista e Bonfim (RR).

A superintendente ressaltou, ainda, que a SUFRAMA, pensando no futuro, está construindo um plano diretor industrial para a Amazônia Ocidental e para os municípios de Macapá e Santana, no Amapá, com foco nos próximos 20 anos, e destacou os avanços da autarquia no trabalho voltado às exportações e ao potencial da biodiversidade como alternativa econômica para a região.

Um dos proponentes da homenagem, o deputado Adjuto Afonso ressaltou a importância da Zona Franca de Manaus e dos serviços da SUFRAMA prestados ao Amazonas. “A prorrogação da Zona Franca faz com que a gente acredite muito mais nesse modelo que deu certo e, certamente, em breve, muitos outros empresários virão para cá”, pontuou.

A outra proponente da homenagem, deputada Alessandra Campêlo, afirmou que a SUFRAMA atualmente tem um papel social muito relevante para o Estado. “Hoje considero que a SUFRAMA é tão importante quanto o poder Executivo e o poder Legislativo no sentido de apresentar soluções para resolver problemas sociais, porque o Distrito Industrial de Manaus hoje emprega e gera riqueza, além de arrecadação para o Estado”, explicou. Campêlo também parabenizou a superintendente Rebecca Garcia pelo programa Zona Franca Verde, apontando que o mesmo deverá trazer grandes benefícios para a população do interior.

Também se pronunciaram durante a sessão de homenagem o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), em exercício, vereador Hiran Nicolau, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, o presidente do Sindicato dos Servidores da SUFRAMA (Sindframa), Anderson Belchior, e os deputados Serafim Corrêa, José Ricardo, Sinésio Campos, Wanderley Dallas e Dermilson Chagas, que destacaram tanto a importância da Zona Franca para a região, quanto os gargalos logísticos e as dificuldades pelas quais passa o modelo, inclusive, citando a situação das vias do Distrito Industrial.

Sobre o sistema viário do Distrito, Rebecca fez questão de mostrar aos presentes documento do Ministério Público Federal (MPF) em que está expressa a determinação de que a responsabilidade pela manutenção das vias não é da SUFRAMA. “É a partir de entendimentos do MPF que estamos tomando atitudes”, pontuou a superintendente, que se disponibilizou a dar continuidade aos debates sobre o tema em outra ocasião, tendo em vista que a solenidade desta terça-feira tinha como foco as comemorações pelo aniversário da autarquia.

Homenagens
Durante a solenidade, os servidores de carreira da SUFRAMA Ana Maria Souza, Emmanuel de Aguiar, José Lopo de Figueiredo Filho e Raimundo Sampaio receberam certificados de honra ao mérito em reconhecimento às contribuições prestadas ao desenvolvimento institucional da autarquia e do modelo Zona Franca de Manaus.