Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Área econômica da Embaixada dos EUA aprofunda conhecimentos sobre a ZFM

Notícias

Área econômica da Embaixada dos EUA aprofunda conhecimentos sobre a ZFM

Reunião entre o titular da Suframa e o adido de comércio e investimentos da representação dos Estados Unidos no Brasil foi marcada pelo interesse em ampliar as relações entre os dois países.
por Diego Queiroz publicado: 26/11/2019 14h05 última modificação: 26/11/2019 16h32

Com o objetivo de conhecer mais detalhadamente diretrizes do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e identificar oportunidades para ampliação de negócios de empresas norte-americanas na região, o adido de comércio e investimento da Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil, Scott M. Miller, reuniu-se nesta segunda-feira (25) com o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, na sede da Autarquia.

Acompanhado do presidente da Câmara Americana de Comércio no Amazonas, Kleber Goes, e da agente consular em Manaus, Sherre Prince Nelson, Miller assistiu, inicialmente, a uma apresentação da Suframa sobre a abrangência e os principais incentivos fiscais ofertados no âmbito da ZFM, as vantagens comparativas e premiações internacionais do modelo, a infraestrutura logística da região, os indicadores de desempenho do Polo Industrial de Manaus (PIM) e as oportunidades de desenvolvimento a partir do fomento a vetores econômicos complementares, como a bioeconomia, a piscicultura, o turismo e a mineração, entre outros.

Outro tópico salientado durante a apresentação foi a balança comercial entre o Estado do Amazonas e os Estados Unidos, que inclui, aproximadamente, US$ 42 milhões oriundos de exportações amazonenses para os EUA até outubro deste ano – com destaque para a comercialização de itens como motocicletas, querosene para aviação, aparelhos de barbear e castanha-do-pará.

O superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, afirmou que há possibilidades reais de fortalecer as relações comerciais e econômicas entre a Zona Franca de Manaus e os Estados Unidos, colocando a Suframa à disposição para colaborar no que for possível e, inclusive, participar de missões comerciais em solo americano com o intuito de disseminar oportunidades de negócios e as vantagens comparativas e competitivas da região. “Ficamos satisfeitos de ver o interesse dos Estados Unidos em conhecer melhor como funciona nosso governo e nosso modelo de desenvolvimento e de ser informado que existem muitas empresas dispostas a investir não apenas no Amazonas, como em todo o Brasil. Sabemos que existem desafios a serem superados para que esse interesse seja plenamente consolidado, mas contem conosco, pois nossa missão de desenvolver e trazer prosperidade para a região depende em grande parte de parcerias frutíferas como essa”, disse Menezes.

Além da visita à Suframa, o representante da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil terá, nesta semana, outra oportunidade para aprofundar seus conhecimentos sobre o modelo ZFM, uma vez que participará da solenidade de abertura da primeira edição da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (fesPIM), que ocorrerá nesta quarta-feira (27), no Studio 5 Centro de Convenções, com presença do presidente da República, Jair Bolsonaro.

registrado em: ,