Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Atração de investimentos é o foco da Suframa no Japão

Notícias

Atração de investimentos é o foco da Suframa no Japão

Agenda na Ásia prevê uma extensa programação está prevista, que inclui visitas a empresas nipônicas e reuniões com investidores locais.
por Márcio Gallo publicado: 22/10/2019 17h20 última modificação: 22/10/2019 19h44

Convidado para participar da comitiva oficial da Presidência da República à Ásia, em viagem que ocorre ao longo desta semana, o titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Alfredo Menezes, cumpre agenda oficial no Japão, onde uma extensa programação está prevista, que inclui visitas a empresas nipônicas e reuniões com investidores locais.

O objetivo da participação da Suframa na comitiva presidencial é estratégico, tendo em vista a grande quantidade de empresas de capital japonês instalada na Zona Franca de Manaus (ZFM) e as diversas missões empresariais e institucionais que buscam a Suframa, oriundas do país asiático, com vistas a obter mais informações sobre os diferenciais competitivos ofertados na região com interesse de implantar novos empreendimentos ou expandir os que já estão instalados no Polo Industrial de Manaus (PIM), por exemplo.

"O presidente Jair Bolsonaro está em agenda oficial ao Japão, China e outros países. Acompanho a comitiva na Ásia, onde temos uma agenda bastante positiva. O objetivo dessa viagem da Suframa é fazer interlocuções e garantir a segurança jurídica aos investidores e demonstrar como o ambiente da Zona Franca de Manaus é favorável a investimentos. O momento propício pelo qual passa a nossa economia é ideal para o aporte de novos recursos internacionais", disse o superintendente da Suframa.

Alfredo Menezes ainda destacou que "temos uma relação extremamente positiva com os países asiáticos e isso pode ser comprovado pelas empresas do continente instaladas no Brasil e, mais especificamente, no Polo Industrial de Manaus. Nosssa proposta é atrair mais investidores e, nesta quarta-feira (23), temos uma reunião para buscar criar oportunidades ao Brasil, com geração de riquezas e empregos à sociedade".

Apoio
A agenda da Suframa no Japão conta com o apoio do Consulado-Geral do país em Manaus, por meio da Cônsul-Geral Hitomi Sekiguchi, que também viajou para a Ásia. Alfredo Menezes e Hitomi reuniram-se para definir encaminhamentos que possibilitem maior aproveitamento da agenda da Autarquia no Japão. Em agosto, a alta administração da Suframa participou de encontro da Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Amazonas (Kaigisho) que reuniu dirigentes e associados da entidade, reforçando a relação estreita da Autarquia com a comunidade nipônica presente na Zona Franca de Manaus.

fesPIM
Durante a viagem da comitiva presidencial, o superintendente da Suframa reuniu-se com o presidente Jair Bolsonaro e, dentre outros assuntos discutidos, confirmou que a Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (fesPIM), evento que será realizado entre os dias 27 e 29 de novembro, em Manaus, contará com a participação do presidente. "A data vai coincidir com o retorno ao Brasil do presidente Jair Bolsonaro de uma agenda internacional e ele estará na cidade para abrir o evento, participando ativamente da feira que vai, com toda certeza, atrair a atenção nacional e internacional", disse Menezes.