Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Atuação da SRTE-AM na área de Saúde e Segurança do Trabalho é tema de palestra

Notícias

Atuação da SRTE-AM na área de Saúde e Segurança do Trabalho é tema de palestra

Apresentação será feita durante evento que abordará a importância da segurança no trabalho.
publicado: 04/05/2011 00h00 última modificação: 13/04/2016 15h50

Na quarta-feira,11, será realizada palestra sobre “Fiscalização: a atuação da SRTE/AM na área de Saúde e Segurança do Trabalho” por representante da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Amazonas (SRTE-AM). A palestra integra a programação do seminário “Saúde e Segurança do Trabalhador no Polo Industrial de Manaus”, uma realização da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e Ministério Público do Trabalho (MPT). O evento ocorrerá das 9h às 18h, no auditório Floriano Pacheco (sede da SUFRAMA).

A palestra será proferida pelo auditor fiscal do Trabalho e chefe do setor de Segurança e Saúde do Ministério do Trabalho e Emprego, Josemar Franco. Durante a explanação serão abordados os seguintes tópicos:

  1. Metodologia da Auditoria Fiscal do Trabalho por projetos focalizando setores econômicos prioritários;
  2. Dados do Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho da Previdência Social e projetos de fiscalização em segurança e saúde no trabalho da SRTE/AM;
  3. Projeto Polo Industrial e o foco das ações fiscais no setor;
  4. Projeto Análise de Acidentes do Trabalho e suas repercussões no Polo Industrial;
  5. Instrumentos legais à disposição da Auditoria Fiscal do Trabalho;
  6. Resultados das ações fiscais do 1º Quadrimestre de 2011 no Polo Industrial;


De acordo com o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Amazonas, Alcino Vieira do Santos, “é de vital importância essa palestra, tendo em vista que a mesma visa não só fazer o levantamento estatístico dos acidentes que já ocorreram e suas causas, bem como apresentar alternativas de soluções para se não eliminar, pelo menos minimizar ao máximo as causas que levam aos acidentes, sejam elas com lesões físicas ou letais”.

Informações gerais
O seminário “Saúde e segurança do trabalhador no Polo Industrial de Manaus” tem por objetivo socializar e debater providências para elevar o nível de segurança no ambiente de trabalho. Conta com a parceria do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Amazonas (CREA-AM), Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Amazonas (Sintest-AM), Advocacia Geral da União (AGU), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) e Centro Universitário Luterano de Manaus (Ceulm/Ulbra).

As inscrições para o seminário serão feitas no mesmo dia e local do evento, a partir das 8h30. A entrada é gratuita. Serão emitidos certificados digitalizados de participação e enviados via e-mail para os inscritos no evento que se fizerem presentes nos dois turnos (manhã e tarde) de acordo com as assinaturas das respectivas presenças. A programação pode ser acessada por meio do link (http://www.suframa.gov.br/noticias/eventos.cfm).

 

registrado em: , , ,