Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Autarquia apóia seminário sobre Desenvolvimento Sustentável na Amazônia

Notícias

Autarquia apóia seminário sobre Desenvolvimento Sustentável na Amazônia

O evento é gratuito e acontece no próximo dia 29 (terça-feira), das 9h às 18h, no auditório da autarquia.
publicado: 24/06/2010 00h00 última modificação: 02/05/2016 09h58

“Desenvolvimento Sustentável da Amazônia” é o tema do seminário que está sendo organizado pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) com o apoio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Fundação Konrad Adenauer (KAS) e Corporação Andina de Fomento (CAF). O evento é gratuito e acontece no próximo dia 29 (terça-feira), das 9h às 18h, no auditório da autarquia (avenida Ministro Mário Andreazza, nº1424, Distrito Industrial).

O objetivo do seminário é debater mecanismos de defesa, preservação e exploração sustentável da Amazônia mediante o intercâmbio de conhecimento entre diferentes atores, entre os quais, representantes de países amazônicos, entidades governamentais, empresas e instituições de ensino e pesquisa. O evento está alinhado à missão da SUFRAMA de construir um modelo de desenvolvimento regional que utilize de forma sustentável os recursos naturais, assegurando viabilidade econômica e melhoria da qualidade de vida das populações locais.

Na solenidade de abertura, estão confirmadas as presenças do embaixador e presidente do CEBRI, José Botafogo Gonçalves, do superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da autarquia, Elilde Menezes – na ocasião representando a superintendente da SUFRAMA -, Flávia Grosso -, bem como de Peter Fischer-Bollin e Moira Paz Estenssoro, representantes do KAS e da CAF respectivamente.

Estão previstos três painéis, cujos temas centrais são “Cooperação Regional na Amazônia”, “Energia produzida na Amazônia e para a Amazônia” e “Economia Sustentável”. Durante o primeiro painel serão proferidas as palestras “Papel dos atores Regionais”, “Defesa e monitoramento da Amazônia”, “Infraestrutura e sustentabilidade” e “Inovação e tecnologia da informação”. No segundo painel, os temas em debate serão “Produção e consumo de Energia na Amazônia”, “O acesso a energia como vetor de desenvolvimento sustentável”, “Energias e mudança do clima” e “Florestas: biomassa e mecanismo REDD”. As palestras “Eficácia dos programas de proteção ambiental e inclusão social“, “Biotecnologia como geração de conhecimento e benefícios ampliados” e “Mecanismos Financeiros para Biodiversidade” integram a programação do painel de encerramento.

O diretor executivo da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Maurício Dorfler; o diretor-geral do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Adalberto Val; o superintendente da área de Meio Ambiente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Sérgio Weguelin; além de Wanderli Tadei, da Redes Fito Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e Virgílio Viana, da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) estão entre as autoridades confirmadas.

Os interessados em participar podem se inscrever pelo site do CEBRI (www.cebri.com.br) ou pelo e-mail eventos@cebri.org.br, enviando os seguintes dados: nome, instituição, cargo, endereço, telefone e e-mail.