Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Autarquia integra comitiva presidencial em visita ao Peru

Notícias

Autarquia integra comitiva presidencial em visita ao Peru

A iniciativa está inserida na estratégia do Governo Federal de investir no aprofundamento das relações com os países latino-americanos.
publicado: 09/12/2009 00h00 última modificação: 11/05/2016 10h53

No próximo dia 11 (sexta-feira), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) participa da comitiva governamental, liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita ao Peru. A iniciativa está inserida na estratégia do Governo Federal de investir no aprofundamento das relações com os países latino-americanos.

Por ocasião da visita, o governo brasileiro está incentivando a realização de missão empresarial ao país vizinho com expectativa de novas oportunidades de negócios às empresas participantes, em setores como o de agronegócios, automobilístico, consultoria/engenharia, construção civil, infraestrutura, logística, mineração, produtos de segurança e defesa, telecomunicações, têxteis, turismo e serviços.

Na agenda, está prevista a realização do seminário “Interoceânica: uma nova ligação entre Brasil e Peru”, organizado pelo Departamento de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores (MRE). O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), será representado no seminário pelo secretário-executivo, Ivan Ramalho. Uma das palestras programadas para acontecer durante o evento será proferida pela superintendente da autarquia, Flávia Grosso, e abordará o tema “Perspectivas comerciais e de investimentos geradas pelo Eixo Amazônico Paita-Manaus”.

A rodovia Interoceânica ligará o sul do Peru ao Norte e Centro-Oeste do País e possibilitará o acesso brasileiro aos portos de Ilo, Matarani e San Juan, banhados pelo Oceano Pacífico, o que deverá contribuir para o aumento das transações comerciais do Brasil – em especial da Zona Franca de Manaus (ZFM) - com os países asiáticos, além obviamente dos países vizinhos. “Considero a participação da SUFRAMA nesta visita ao Peru um cenário propício à promoção do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), divulgação das potencialidades da região, além de se tratar de uma oportunidade ímpar para atração de novos investimentos e incremento das relações comerciais entre os dois países, com vistas ao fortalecimento do mercado Pan Amazônico”, ressalta a superintendente.

Serão realizadas ainda as palestras “Os benefícios da Interoceânica para os estados de Rondônia e Acre”, “Construindo uma nova via de negócios”, “Investindo no futuro”, “Concretizando negócios”, “Ampliando mercados no eixo amazônico” e para finalizar, haverá a apresentação “Destino Brasil”.

Memorando
Durante a permanência da comitiva governamental e da delegação de empresários brasileiros no Peru, a SUFRAMA e o Centro de Exportação, Transformação, Indústria, Comercialização e Serviços de Paita (CETICOS PAITA), órgão público vinculado ao governo peruano, assinarão Memorando de Entendimento de complementação comercial e industrial.

O documento prevê a elaboração de uma agenda comum orientada ao uso, administração e desenvolvimento de investimentos para promoção de atividades dos dois órgãos governamentais. Por meio da assinatura do memorando, SUFRAMA e Ceticos Paita devem ampliar as ações de cooperação em áreas consideradas estratégicas, como por exemplo inovação tecnológica e logística, e de intercâmbio de conhecimento, com base na experiência do modelo ZFM.

Exportações
O Brasil é o terceiro maior fornecedor de produtos para o mercado peruano e o sexto maior destino das exportações daquele país. Em 2008, as exportações do Amazonas para o Peru atingiram o montante de US$ 66,484 milhões. Entre os principais produtos exportados, destaque para terminais portáteis de telefonia celular, motocicletas de 50 e 125 cilindradas, papéis para foto, recipientes de ferro/aço, aparelhos de barbear, entre outros. No mesmo período, as importações do Peru para o Amazonas atingiram US$ 96,210 milhões, compreendendo produtos como prata em formas brutas, juntas e gaxetas de borracha vulcanizada, lâmpadas fluorecentes, etc.

 

registrado em: , ,