Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Autarquia participa da XIII Conferência Latinoamericana de Zonas Francas

Notícias

Autarquia participa da XIII Conferência Latinoamericana de Zonas Francas

Evento ocorre no período de 28 a 30 de setembro, em Catagena das Índias, na Colômbia.
publicado: 25/09/2009 00h00 última modificação: 24/05/2016 10h28

No período de 28 a 30 de setembro, em Catagena das Índias, na Colômbia, acontece a XIII Conferência Latinoamericana de Zonas Francas (CZFA), com o tema “Desafios de Las Zonas Francas”. O evento é promovido pelo Comitê de Zonas Francas das Américas, uma organização não governamental que apóia o fortalecimento e aperfeiçoamento das zonas francas da América Latina e sua adaptação às atuais condições do comércio mundial.

Em 2005, durante assembléia do Comitê CZFA, ocorrida na cidade de Punta Alta, Argentina, houve eleição para a nova diretoria, e em seguida, eleição para a próxima sede da Conferência, onde Manaus foi eleita por unanimidade. Na ocasião a superintendente da Zona Franca de Manaus, Flávia Skrobot Grosso, foi convidada a fazer parte da diretoria, cabendo também à SUFRAMA ter uma representação na comissão especial de promoção comercial do CZFA, função desempenhada pelo coordenador geral de Promoção Comercial da autarquia, Jorge Vasques.

A edição deste ano reunirá empresários e representantes de organismos internacionais que analisarão o panorama atual das Zonas Francas e o futuro imediato destes modelos de desenvolvimento, bem como a sua importância como vetor de desenvolvimento regional.

Na ocasião a SUFRAMA promoverá a V Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2009) que acontecerá no período de 25 a 28 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus (AM). Vale ressaltar que em 2006, durante a terceira edição da Feira, aconteceu paralelamente ao evento a X Conferência Latino Americana de Zonas Francas, cujo tema foi: "Zonas Francas – mecanismos de atração de investimentos", sendo a primeira vez realizada no Brasil.

A realização da X Conferência Latinoamericana de Zonas Francas no mesmo período da III Feira Internacional da Amazônia foi um forte argumento apresentado pela superintendente, Flávia Skrobot Grosso, para sensibilizar os delegados do Comitê sobre a relevância de se promover a Conferência em Manaus. "Ficamos muito honrados em sediar este importante evento junto com a Feira Internacional da Amazônia. Foi uma excelente oportunidade para inserirmos o Brasil na agenda de discussão das zonas francas latinas", destacou Flávia Grosso.

A Conferência ocorre anualmente e ao término desta edição será divulgada a cidade sede da próxima reunião.