Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Autarquia tem agenda cheia em semana decisiva da Conferência Rio+20

Notícias

Autarquia tem agenda cheia em semana decisiva da Conferência Rio+20

Ações da SUFRAMA incluem palestras próprias, participação em fóruns de discussão nacionais e internacionais e solenidades de lançamento de documentos representativos para o desenvolvimento regional.
por Diego Queiroz publicado: 16/06/2012 00h00 última modificação: 21/03/2016 11h19

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) terá agenda repleta de atividades na segunda e decisiva semana de atividades da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Fortalecida pela chegada do superintendente Thomaz Nogueira, no último sábado, a equipe da autarquia se prepara agora para os próximos compromissos oficiais no evento, no período de 18 a 22 de junho, que incluem palestras próprias, participação em fóruns de discussão nacionais e internacionais e solenidades de lançamento de documentos representativos para o desenvolvimento regional.

Na segunda-feira (18), entre 12h e 14h, a SUFRAMA participará do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia, que será realizado no Pavilhão do Estado do Rio de Janeiro, no Parque dos Atletas, e terá o objetivo de apresentar o processo de elaboração e conteúdo da Carta da Amazônia Brasileira para a Rio+20, Carta dos Governadores da Amazônia, os desafios encontrados e as experiências positivas para o desenvolvimento sustentável da região. A partir das 15h, a autarquia apresentará no pavilhão “Espaço Brasil”, também no Parque dos Atletas, palestra focada nos benefícios ambientais proporcionados direta e indiretamente pelas dinâmicas socioeconômicas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e as experiências de cooperação entre os Governos do Brasil e do Japão voltadas ao aprimoramento da gestão de resíduos sólidos no PIM. A apresentação integrará a série de palestras que está sendo organizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) com o tema “Inovação, Competitividade e Sustentabilidade no Sistema MDIC”. Nesse mesmo dia, à noite, o superintendente Thomaz Nogueira, acompanhado de técnicos da autarquia, estará presente na sessão de degustação do Bacalhau da Amazônia e de outros produtos amazônicos, que está sendo organizada pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror). Produto inovador desenvolvido pelo Governo do Amazonas, o Bacalhau da Amazônia está sendo produzido nos municípios amazonenses de Maraã e Fonte Boa. Neste, a unidade de fabricação do produto foi construída a partir de recursos investidos pela SUFRAMA.

Na terça-feira (19) à tarde, a partir das 14h, o superintendente Thomaz Nogueira participará da Conferência Internacional do BNDES “Financiando a Economia Verde e o Desenvolvimento Sustentável”, que será realizada no auditório da instituição, situada à avenida República do Chile, no Centro. A conferência será procedida por cerimônia noturna, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, que comemorará os 60 anos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Paralelamente a esses eventos, técnicos da autarquia estarão também participando do evento “Banda larga e TICs para sociedades inteligentes, inclusivas e sustentáveis”, a ser promovido pelo Ministério das Comunicações e pela União Internacional de Telecomunicações, no auditório do Espaço CNO, no Parque dos Atletas, a partir das 14h30.

A quarta-feira (20) – dia da abertura oficial da Conferência Rio+20, cujas cerimônias de inauguração terão a presença do superintendente Thomaz Nogueira na condição de membro oficial da delegação do Governo Brasileiro –concentrará também grande número de atividades com participação da autarquia. Os destaques são os eventos “Call for Action na Conferência Rio+20”, que terá o objetivo de apresentar práticas de sustentabilidade que governos de diversas partes do mundo podem replicar em benefício de uma economia mais verde, e a palestra “Pagamento por Serviços Ambientais na Amazônia”, promovida pelo Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia com o objetivo de discutir as quedas nos índices de desmatamento na Amazônia e o comprometimento dos governos e da sociedade com a conservação das florestas e seus serviços ambientais. Ambos os eventos serão realizados no Parque dos Atletas. Na quarta-feira, o superintendente Thomaz Nogueira também visitará o estande da Panasonic dentro do Pavilhão do Japão, atendendo a convite feito pela empresa.

Na quinta-feira (21) pela manhã, a SUFRAMA aproveitará o espaço cedido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em seu estande no Píer Mauá para realizar, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), palestra com o tema “Interação SUFRAMA-INPA para o desenvolvimento produtivo com C,T&I na Amazônia, sob o ideário da economia verde – Bases de um plano de ação”. O evento terá também palestras do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Amazonas (Senai/AM) e da empresa Samsung, que apresentarão projetos voltados ao desenvolvimento da Amazônia. À tarde, entre 13h e 14h30, a autarquia prestigiará o Fórum de Governadores da Amazônia, no Riocentro, ocasião em que será debatida principalmente a Carta dos Governadores Amazônicos para o desenvolvimento sustentável.

Na sexta-feira (22), último dia da Conferência, a SUFRAMA e o Inpa apresentarão no auditório do pavilhão da Amazônia Brasileira, no Parque dos Atletas, a partir das 11h, nova palestra sobre as perspectivas de interação entre os dois órgãos com vistas ao desenvolvimento produtivo com Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia.

Vale lembrar também que, desde a última semana, a autarquia tem atuado nos espaços do Pavilhão da Amazônia Brasileira, no Parque dos Atletas, e dos estandes da CNI, Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, localizados no Píer Mauá, com a distribuição de material institucional e visitas técnicas. Essas ações continuarão sendo realizadas até a sexta-feira (22).

Agenda restante da SUFRAMA na Conferência Rio+20

18/06 – Segunda-feira

EVENTO
Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia - Abema/Anamma/Aemerj
LOCAL
Pavilhão Rio de Janeiro do Parque dos Atletas – Rio de Janeiro
HORÁRIO
12h às 14h

EVENTO
Palestra da SUFRAMA no evento do MDIC intitulado “Inovação, Competitividade e Sustentabilidade no Sistema MDIC”
LOCAL
Pavilhão do Brasil, Parque dos Atletas, Rio de Janeiro
HORÁRIO
a partir das 15h

EVENTO
Sessão de degustação do Bacalhau da Amazônia e de produtos amazônicos
LOCAL
A confirmar
HORÁRIO
a partir das 19h

19/06 – Terça-feira

EVENTO
Conferência “Financiando a Economia Verde e o Desenvolvimento Sustentável” (BNDES)
LOCAL
Avenida República do Chile, 100, Centro
HORÁRIO
14h às 18h (Conferência); 18h às 22h (cerimônia no Teatro Municipal)

EVENTO
Evento “Banda larga e TICs para sociedades inteligentes, inclusivas e sustentáveis” (Ministério das Comunicações e União Internacional de Telecomunicações)
LOCAL
Auditório CNO 1 do Espaço CNO no Parque dos Atletas,
HORÁRIO
14h45

20/06 – Quarta-feira

EVENTO
Abertura oficial da Conferência Rio+20
LOCAL
Riocentro – Rio de Janeiro
HORÁRIO
10h (cerimônia geral) e 15h (segmento de alto nível)

EVENTO
Visita ao estande da Panasonic
LOCAL
Pavilhão do Japão, Parque dos Atletas – Rio de Janeiro
HORÁRIO
Manhã – a confirmar

EVENTO
“Call for Action na Conferência Rio+20”
LOCAL
Parque dos Atletas, Riocentro – Rio de Janeiro
HORÁRIO
11h às 13h30

EVENTO
Palestra “Pagamento por Serviços Ambientais na Amazônia”
LOCAL
Auditório CNO II, Parque dos Atletas
HORÁRIO
11h às 13h

21/06 – Quinta-feira

EVENTO
Palestra “Interação SUFRAMA-INPA para o desenvolvimento produtivo com C,T&I na Amazônia, sob o ideário da economia verde - Bases de um plano de ação”
LOCAL
Auditório do Estande da CNI, Pier Mauá – Rio de Janeiro
HORÁRIO
11h30 às 12h45

EVENTO
Fórum dos Governadores da Amazônia: Construindo Juntos o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia
LOCAL
Riocentro, Sala T9 – Rio de Janeiro
HORÁRIO
13h às 14h30

22/06 – Sexta-feira

EVENTO
Palestra “Interação SUFRAMA-INPA para o desenvolvimento produtivo com C,T&I na Amazônia, sob o ideário da economia verde - Bases de um plano de ação”
LOCAL
Auditório do Pavilhão da Amazônia Brasileira, Parque dos Atletas – Rio de Janeiro
HORÁRIO
11h às 13h

registrado em: , , ,