Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Avanços relacionados ao PIM e ao CBA reforçam comemoração dos 349 anos de Manaus

Notícias

Avanços relacionados ao PIM e ao CBA reforçam comemoração dos 349 anos de Manaus

Momento de ascensão do Polo Industrial de Manaus projeta otimismo quanto ao crescimento da capital amazonense e do seu papel como centro de desenvolvimento do Estado
por Diego Queiroz publicado: 23/10/2018 20h20 última modificação: 23/10/2018 20h20

Ao parabenizar Manaus e toda sua população pelos 349 anos a serem completados nesta quarta-feira (24), o superintendente da SUFRAMA, Appio Tolentino, afirmou que a capital amazonense – onde está localizada a sede da autarquia – tem consolidado-se ao longo das últimas cinco décadas como uma das principais cidades do Brasil e centro dinâmico de desenvolvimento para o Estado. “Nossa capital foi a sétima com o maior PIB do Brasil, de acordo com as estimativas mais recentes do IBGE. Além disso, cerca de 80% do PIB do Estado do Amazonas tem como origem a cidade de Manaus. Em que pese a necessidade de se desenvolver a capacidade econômica de todos os municípios amazonenses, a geração de emprego, renda e arrecadação tributária decorrente do Polo Industrial de Manaus gera dividendos não apenas para o Amazonas, mas para todo o Brasil”, pontuou Tolentino.

Ele observou também que os indicadores de desempenho do PIM referentes à aquisição de insumos, produção, faturamento e geração de empregos, entre outros, têm ganhado cada vez mais vigor recentemente. “Superamos uma forte crise que impactou duramente nossas empresas. Embora essa superação tenha sido lenta e gradual, os últimos resultados nos levam a crer que 2018 será fechado com resultados superiores aos de 2014, quando alcançamos o ponto mais alto de nossa série histórica com faturamento global de R$ 87,4 bilhões. Isso nos permite traçar estimativas bastante positivas para o futuro desta cidade que é o coração do modelo Zona Franca de Manaus”, projetou.

Por fim, ele informou que, além do momento positivo vivenciado pelo PIM, podem ser consideradas como conquistas para Manaus ao longo deste ano a garantia dos recursos para revitalização do sistema viário do Distrito Industrial e a definição referente à personalidade jurídica do Centro de Biotecnologia da Amazônia, o que potencializará seu funcionamento. “Com relação à infraestrutura viária do Distrito Industrial, negociações no Ministério do Planejamento garantirão os recursos para revitalização das vias, após o período eleitoral”, disse o superintendente. “Destaco também a conquista para nossa cidade, e para o nosso Estado, relativa à identidade jurídica do Centro de Biotecnologia da Amazônia, que eu não tenho dúvida de que, no médio prazo, alçará a cidade de Manaus ao patamar de polo científico e tecnológico e indutor da biotecnologia na região”, complementou Tolentino.

registrado em: , , , ,