Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bloqueio de PLIs está suspenso, momentaneamente, até julho

Notícias

Bloqueio de PLIs está suspenso, momentaneamente, até julho

Empresas que eventualmente tenham dificuldades em apresentar os dados socioeconômicos ao Sistema de Indicadores da Suframa devido ao novo coronavírus não serão penalizadas até o dia 31 de julho.
por Márcio Gallo publicado: 22/05/2020 15h58 última modificação: 23/05/2020 01h53

Como forma de minimizar os impactos ocasionados pela pandemia da Covid-19 nas empresas incentivadas da Zona Franca de Manaus (ZFM), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) informa que fica prorrogado até o dia 31 de julho deste ano a suspensão do bloqueio automático do Pedido de Licenciamento de Importação (PLI) às empresas que deixarem de apresentar - devido a eventuais dificuldades causadas pelo coronavírus - os dados socioeconômicos ao Sistema de Indicadores da Suframa (SIS).

Atualmente, as empresas têm a obrigação de apresentarem os dados acima informados no mês subsequente do fechamento de seus balancetes, sob pena de suspensão do PLI. No entanto, esta penalização só voltará a ocorrer a partir do fim do mês de julho de 2020, podendo este prazo ser prorrogado caso as restrições impostas devido à pandemia ainda persistam.

"Essa iniciativa vai ao encontro de tantas outras que a Suframa e o governo federal vêm tomando para contribuir para que o ambiente de negócios tenha impactos reduzidos para aqueles que trabalham para garantir que a economia nacional possa se recuperar neste atual momento, preservando a geração de emprego e renda, por exemplo", afirmou o superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Suframa, Alcimar Marques. "Esta determinação específica não significa dizer que as empresas não precisam apresentar as informações. Afinal esta é uma obrigatoriedade e nos permite, dentre outras análises, avaliar os impactos desta pandemia. Só damos maior prazo para que os dados possam ser enviados à Suframa", finalizou.

registrado em: , ,