Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmara Municipal debate sobre Zona Franca de Manaus

Notícias

Câmara Municipal debate sobre Zona Franca de Manaus

Tribuna Popular da Casa Legislativa convidou a Suframa para discutir sobre o momento atual do modelo de desenvolvimento regional.
por Márcio Gallo publicado: 13/11/2019 18h00 última modificação: 13/11/2019 20h27

Para discutir sobre o momento atual da Zona Franca de Manaus (ZFM), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) convidou a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) a participar, nesta quarta-feira (13), da Tribuna Popular com os vereadores da Casa Legislativa. A Autarquia foi representada pelo superintendente Alfredo Menezes, que destacou ações promovidas pela Suframa em prol da região e do País, o que vem gerando resultados positivos, como demonstra os recentes indicadores de desempenho do Polo Industrial de Manaus, com dados consolidados até agosto deste ano, que mostram avanços nos índices de faturamento global do parque industrial manauara e, também, crescimento em diversos segmentos produtivos.

Menezes ainda comentou sobre a busca pela diversificação da matriz econômica local, com o fomento a vetores como o polo digital, o turismo, agronegócios e a bioeconomia, dentre outros. "Estas atividades devem ser trabalhadas para atuar em complemento ao que já temos estabelecido com sucesso na Zona Franca de Manaus. A Indústria 4.0, por exemplo, é uma realidade em todo o mundo e recentemente fomos à Alemanha para buscar parcerias para implementar fortemente essa atividade na nossa região. E isto já vem gerando resultado. Um mestrado está sendo posto em prática, fruto de um convênio com a Ufam, e vai beneficiar toda a sociedade", afirmou. "Sobre a bioeconomia, é algo que vemos como o caminho a ser seguido. Desenhamos com o governo federal o que queremos para essa atividade e já temos avanços significativos. Basta vermos que nas duas últimas semanas tivemos três eventos para tratar do tema, que todos têm visto como de essencial importância pela potencialidade de nossa região", complementou o superintendente.

Os vereadores presentes foram uníssonos ao parabenizar a atual gestão da Suframa por conseguir dar à Autarquia um encaminhamento que não se via há alguns anos, como muitos parlamentares comentaram. Eles ainda apresentaram propostas para fortalecer o modelo Zona Franca de Manaus e se colocaram à disposição para colaborar, no que for possível, para desenvolver atividades que gerem resultados práticos para a sociedade, com o acréscimo nos níveis de emprego e renda por toda a região.

"Agradeço a receptividade dos senhores e afirmo que estamos trabalhando para todos. Esta é uma orientação do presidente Jair Bolsonaro e ele sabe a importância da Zona Franca. E este é o motivo pelo qual estamos sendo inseridos em agendas internacionais, tão importantes para a atração de investimentos e o compartilhamento de conhecimentos", disse Menezes.

O presidente da CMM e propositor da Tribuna Popular, vereador Joelson Silva (PSDB), afirmou que "a ida de um representante nosso a outros países, acompanhado do próprio presidente da República, com o intuito de buscar novos investimentos para o nosso estado e a nossa cidade, é algo que eu jamais havia visto. Estamos vislumbrados com o crescimento do nosso polo e isso é reflexo dessa nova realidade. Eu mesmo participei de uma reunião com embaixadores estrangeiros, no último fim de semana, com o objetivo de fazer coro a essas iniciativas”.

Feira
O titular da Suframa lembrou, ainda, da realização da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (fesPIM), evento que ocorre entre os dias 27 e 29 de novembro e tem por objetivo mostrar o potencial sustentável do Polo Industrial de Manaus na geração de emprego e renda e os impactos positivos dessas atividades para a preservação da floresta e geração de tributos para o Brasil. "Convido a todos para se fazerem presentes neste evento que tem prevista a participação do presidente da República, o que reforçará ainda mais a relevância da feira, que, com uma participação tão ilustre, atrairá ainda mais a atenção do mundo para a nossa região", finalizou Menezes.