Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Camex promove reunião de cooperação técnica do Governo Brasileiro com o Governo dos Estados Unidos em Manaus

Notícias

Camex promove reunião de cooperação técnica do Governo Brasileiro com o Governo dos Estados Unidos em Manaus

O encontro tem a finalidade de promover a troca de informações entre os dois países sobre os procedimentos de controle dos órgãos intervenientes no comércio exterior e discutir as ferramentas mais modernas para ações de gerenciamento de risco.
por Diego Queiroz publicado: 17/11/2009 00h00 última modificação: 11/05/2016 15h43

No período de 18 a 20 de novembro, a Câmara de Comércio Exterior (Camex), órgão integrante do Conselho de Governo, promove, em Manaus, a terceira reunião do Grupo Técnico de Facilitação do Comércio (GTFAC) para discutir possibilidades de cooperação do Governo Brasileiro com o Governo dos Estados Unidos.

O encontro, a ser realizado no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), tem a finalidade de promover a troca de informações entre os dois países sobre os procedimentos de controle dos órgãos intervenientes no comércio exterior e discutir as ferramentas mais modernas para ações de gerenciamento de risco. Esta é a primeira reunião que ocorre entre as partes no Brasil, após dois eventos anteriores realizados em Washington, capital norte-americana.

Na quarta-feira (18), a programação inclui palestras de órgãos como Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Receita Federal do Brasil, SUFRAMA, Departamento de Agricultura dos EUA e Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos sobre temas como regulamentações e fiscalizações sanitárias, modelo Zona Franca de Manaus, metodologia de controle das operações de importação e exportações e procedimentos para facilitação de comércio.

No dia 19, quinta-feira, além de apresentações de entidades representativas da classe industrial, comercial e agropecuária amazonense, estão previstas ainda visitas a empresas americanas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM). Na sexta-feira, 20, será realizada a reunião de encerramento do encontro.