Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Capda financiará novos projetos na Amazônia Ocidental

Notícias

Capda financiará novos projetos na Amazônia Ocidental

O objetivo é apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação desenvolvidas na Amazônia Ocidental.
publicado: 23/09/2008 00h00 última modificação: 19/07/2016 10h30

Estão abertas até o dia 16 de outubro as inscrições para o Edital nº 55/2008 lançado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia (Capda). O objetivo é apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação desenvolvidas na Amazônia Ocidental (formada pelos Estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia) em qualquer área do conhecimento.

O montante destinado para financiamento dos projetos é de R$ 14,290 milhões. O recurso é oriundo do Fundo de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia (CT-Amazônia), vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (FNDCT) e gerenciado pelo Capda que, desde 2004, vem realizando o lançamento de chamadas públicas por meio das agências CNPq e Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), visando o fortalecimento de instituições de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), bem como a formação de capital intelectual na região.

Podem concorrer pesquisadores que tenham vínculo empregatício (celetista ou estatutário) com instituições de ensino superior; centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento e empresas públicas que executem atividades de pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), desde que essas entidades estejam devidamente credenciadas no Capda.

As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto e encaminhadas ao CNPq via internet por meio do Formulário de Propostas on line, disponível na Plataforma Carlos Chagas (carloschagas.cnpq.br), devendo ser observadas as instruções e requisitos necessários à submissão das propostas.

A seleção dos trabalhos será feita em três etapas, com base em análises e avaliações comparativas. A divulgação do resultado será feita na página eletrônica do CNPq (www.cnpq.br) e no Diário Oficial da União no mês de novembro. O início da contratação dos projetos ocorrerá em dezembro.

Os projetos a serem apoiados deverão ter prazo máximo de execução de 36 meses. Casos excepcionais poderão ser prorrogados mediante apresentação de justificativa do proponente. Serão financiados itens referentes a custeio, capital e bolsas, que devem estar diretamente relacionados ao objeto do projeto. Informações adicionais sobre o conteúdo do Edital podem ser obtidas na página institucional do CNPq.