Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Capda realiza 54ª Reunião Ordinária na SUFRAMA

Notícias

Capda realiza 54ª Reunião Ordinária na SUFRAMA

A reunião contou com a participação do superintendente da SUFRAMA, Appio Tolentino, e ainda com a presença de diversos comitentes e profissionais vinculados a órgãos governamentais, agências de fomento à pesquisa e à ciência, universidades, empresas, entidades de classe e institutos que atuam com projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na região.
por Diego Queiroz publicado: 23/07/2018 18h00 última modificação: 24/07/2018 15h32

O Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) realizou nesta sexta-feira (20), na Sala das Adjuntas da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), sua 54ª Reunião Ordinária.

A reunião, comandada pelo secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Rafael Moreira, atual coordenador titular do Capda, contou na abertura com a participação do superintendente da SUFRAMA, Appio Tolentino, e ainda com a presença de diversos comitentes e profissionais vinculados a órgãos governamentais, agências de fomento à pesquisa e à ciência, universidades, empresas, entidades de classe e institutos que atuam com projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na região.

Além da apresentação dos novos comitentes eleitos para compor o Capda no biênio 2018/2019, os quais incluem representantes de instituições como MDIC e Governo do Estado do Amazonas, bem como das classes produtoras e da comunidade científica, o evento teve como principal destaque na pauta discussões sobre os desdobramentos da nova Lei de Informática da Zona Franca de Manaus – Lei nº 13.674, de 11 de junho de 2018 – e potenciais regulamentações sobre a Indústria 4.0 na Amazônia. Outro destaque foi a apresentação realizada sobre as atividades desempenhadas até então dentro dos Programas Prioritários de Formação de Recursos Humanos e de Economia Digital, que estão sendo coordenados, respectivamente, pela Fundação de Apoio Institucional Muraki e pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT).

De acordo com o secretário-executivo do Capda e superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da SUFRAMA, Marcelo Pereira, os novos regramentos acerca da utilização e da aplicação dos recursos oriundos da Lei de Informática na Zona Franca de Manaus devem trazer impactos positivos ao trabalho realizado pelo Comitê e impulsionar seus resultados em benefício do desenvolvimento científico e tecnológico na Amazônia. "Estamos em busca de dar um novo rumo às políticas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Amazônia, com maior acompanhamento, transparência, fiscalização e necessidade de apresentação de resultados, pois as políticas tecnológicas do governo federal precisam demonstrar resultados para que possa se comprovar, de forma decisiva, a validade dos benefícios fiscais concedidos”, explicou Pereira.

Conforme o coordenador titular do Capda e secretário de Inovação e Novos Negócios do MDIC, Rafael Moreira, que já participou de formações passadas do Comitê, a expectativa é de que seja um semestre intenso de atividades. “Haverá uma sequência de reuniões ao longo deste semestre. Será difícil exaurir as questões técnicas por completo, mas com certeza iremos avançar bastante. Temos confiança de que os trabalhos do Capda ao longo desse ano serão extremamente produtivos e com resultados sólidos", afirmou Moreira.

A próxima reunião do Comitê está agendada previamente para o dia 29 de agosto.

registrado em: , ,