Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Capda realiza primeira reunião ordinária de 2019

Notícias

Capda realiza primeira reunião ordinária de 2019

Encontro do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) nesta quinta-feira (27) foi o primeiro a contar com a presença do superintendente Alfredo Menezes
por Diego Queiroz publicado: 27/06/2019 18h26 última modificação: 27/06/2019 19h04

O Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) realizou nesta quinta-feira (27), na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), sua 58ª Reunião Ordinária. O Capda é o colegiado responsável pela gestão de parte dos recursos destinados a atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e oriundos de investimentos realizados pelas empresas de desenvolvimento ou produção de bens e serviços de informática que fazem jus a benefícios fiscais previstos na Lei de Informática.

O encontro ocorreu um dia após a realização, pela Suframa, do “1º Seminário de PD&I 2019”, também voltado à discussão do direcionamento dos recursos de P&D com vistas a promover o desenvolvimento tecnológico da Amazônia Ocidental (Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima) e dos municípios de Macapá e Santana, no Amapá.

A 58ª Reunião do Comitê contou com a participação de representantes de órgãos governamentais, instituições de fomento à pesquisa e inovação, comunidade científica e setor empresarial, tanto presencialmente, em Manaus, quanto por meio de videoconferência, para os profissionais que atuam em Brasília.

A pauta da reunião foi composta, principalmente, por deliberações sobre análises de prestação de contas e procedimentos de credenciamento e descredenciamento de institutos, centros de tecnologias e fundações no Comitê. Também foram realizadas discussões sobre os programas prioritários atualmente regulamentados (Economia Digital; Formação de Recursos Humanos; Bioeconomia; Fomento ao Empreendedorismo Inovador; e Indústria 4.0) e temas de grande relevância para a região, tais como a mensuração de resultados dos projetos incentivados com recursos da Lei de Informática.

Primeira vez
O superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Suframa, Alcimar Martins, atuou hoje, pela primeira vez, em uma reunião do Capda. A autarquia é responsável, atualmente, pela secretaria-executiva do Comitê. Outros comitentes 'estreantes' incluíram o secretario estadual de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Jório Filho, e a servidora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Leila de Moraes.

O superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, também esteve presente na abertura da reunião. Em seu pronunciamento, ele destacou que o colegiado terá extrema importância para encontrar soluções e encaminhamentos que sejam consenso para o Estado, para a região e para o Brasil. “Penso que nosso grande desafio neste momento é fazer um raio x, uma fotografia exata do que temos de projetos e de resultados alcançados, para ver se essas iniciativas estão caminhando na direção que acreditamos ser a mais adequada e de que forma podemos avançar”, afirmou.

registrado em: , ,