Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CBA realiza ciclo de conferências sobre bioindústria

Notícias

CBA realiza ciclo de conferências sobre bioindústria

O objetivo das conferências é sensibilizar as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) a utilizar a prospecção tecnológica como ferramenta para identificar as oportunidades de negócios em biotecnologia na região.
publicado: 01/07/2009 00h00 última modificação: 13/06/2016 17h39

O Centro de Biotecnologia do Amazonas (CBA) com o apoio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) abriu, nesta quarta-feira, o Ciclo de Conferências intitulado “Prospecção Tecnológica para Promoção da Bioindústria”. Segundo a coordenadora do Núcleo de Informação Biotecnológica do CBA, Dra. Simone Alencar, o objetivo das conferências é sensibilizar as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) a utilizar a prospecção tecnológica como ferramenta para identificar as oportunidades de negócios em biotecnologia na região.

A segunda conferência do ciclo, com o título “Tendências Tecnológicas como instrumento para apoio à inovação”, tem como foco apresentar estudos de casos em vários países onde o uso da prospecção induziu a inovação tecnológica. A palestra acontece no dia 21, das 9h às 12h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), na Avenida Joaquim Nabuco, Centro. O palestrante é Dr. Alan Porter, professor da School Office of Public Policy da Georgia Tech Institute, nos Estados Unidos e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Search Technology Inc.

A terceira conferência, intitulada “Estudos de Casos de Prospecção Voltados à Biotecnologia”, será ministrada pela Dra. Adelaide Antunes, coordenadora do Sistema de Informação para a Indústria Química (Siquim) e coordenadora do Observatório de Tendências Tecnológicas (Obtendo) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “O foco será a apresentação de casos de sucesso que vão ilustrar que decisões podem ser tomadas a partir do uso da ferramenta de prospecção”, explica Simone Alencar. A conferência será realizada no dia 29, das 9h às 12h, no auditório da Suframa.

Na conferência de ontem, “Prospecção Tecnológica como ferramenta para a Inteligência Empresarial”, o coordenador institucional, Dr. José Ângelo Gregolin e o coordenador executivo, Dr. Leandro Faria, do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais (NIT) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), detalharam o conceito de prospecção tecnológica e a aplicação dessa metodologia no desenvolvimento regional. Eles destacaram a necessidade das empresas investirem na formação de talentos nas áreas de gestão tecnológica e a realização de estudos prospectivos como parâmetros para os negócios.

Para participar das conferências dos dias 21 e 29 os interessados devem confirmar a inscrição no e-mail assessoria.cba@suframa.gov.br.