Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CBA realizará seminário sobre o Uso da Biodiversidade

Notícias

CBA realizará seminário sobre o Uso da Biodiversidade

O evento ocorrerá a partir das 14h desta quarta-feira (8) no auditório do CBA e tem por objetivo divulgar e promover esclarecimentos sobre a nova Lei da Biodiversidade.
publicado: 06/03/2017 17h10 última modificação: 07/03/2017 15h47

Nos dias 8 e 9 de março, o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) realizará o seminário Uso da Biodiversidade: Questões Regulatórias e Oportunidades. O evento ocorrerá a partir das 14h desta quarta-feira (8) no auditório do CBA e tem por objetivo divulgar e promover esclarecimentos sobre a nova Lei da Biodiversidade (Lei nº 13.123/2015 e Decreto nº 8.772/2016) por meio de apresentações de membros técnicos do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente. O evento é voltado para membros da comunidade científica regional, entidades de apoio produtivo, interessados ou envolvidos diretamente com os assuntos de debate.

Serão debatidos temas relacionados ao uso da biodiversidade, acesso ao patrimônio genético, conhecimento tradicional associado e repartição de benefícios, além do esclarecimento a respeito das medidas adotadas por instituições públicas e privadas para a implementação da Lei da Biodiversidade.

“Com este seminário, queremos aproximar as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), as empresas e a sociedade no sentido de promover a discussão sobre a implementação da Lei e limitar os impeditivos para o desenvolvimento tecnológico e a realização de estudos científicos que acessam o Patrimônio Genético (PG) e o Conhecimento Tradicional Associado (CTA) na região Amazônica”, disse Adrian Pohlit, coordenador geral do CBA.

Os palestrantes convidados para este evento são: Dr. Rafael Marques (Diretor do Departamento do Patrimônio Genético – Ministério do Meio Ambiente), Dra. Rosa Miriam Vasconcelos (Coordenadora de Assuntos Regulatórios - EMBRAPA), Dra. Manuela da Silva (Assessora da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência – FIOCRUZ), Dra. Francine Leal (GSS Sustentabilidade e Bioinovação), Dra. Ana Viana (Gerência Científica da Gestão de Assuntos Regulatórios da NATURA), Dr. Paulo Benevides (CBA), além da participação de profissionais de instituições privadas com elevado conhecimento no acesso e uso da Biodiversidade Brasileira.

registrado em: , ,