Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CBA recebe visita de deputados do Parlamento Amazônico

Notícias

CBA recebe visita de deputados do Parlamento Amazônico

A visita foi uma das atividades realizadas em meio à programação do 2º Encontro do Parlamento Amazônico, que vem sendo organizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, entre os dias 24 e 26 de novembro.
por Diego Queiroz publicado: 25/11/2011 00h00 última modificação: 01/04/2016 11h14

Um grupo de aproximadamente quinze parlamentares representantes dos Estados da Amazônia Brasileira visitou nesta sexta-feira à tarde, em Manaus, a sede do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). A visita foi uma das atividades realizadas em meio à programação do 2º Encontro do Parlamento Amazônico, que vem sendo organizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, entre os dias 24 e 26 de novembro.

No CBA, a comitiva foi recebida pelo coordenador geral da instituição, Imar Araújo, que proferiu uma palestra enfatizando a grande importância do Centro para o desenvolvimento da região e algumas dificuldades atuais, como a ausência de personalidade jurídica e a indefinição do modelo de gestão. Araújo afirmou que 92% da infraestrutura física do CBA encontra-se implantada, graças em grande parte ao projeto estruturante que vem sendo liderado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), e que o órgão conta hoje com um quadro de 142 colaboradores, desde técnicos administrativos até bolsistas com graduação e especialização e pós-doutores. Ele destacou ainda que o CBA é, atualmente, uma das duas únicas instituições brasileiras a contarem com autorização do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN) para acesso à biodiversidade com fins econômicos.

Após a palestra, os parlamentares se dividiram em grupos para visitar a infraestrutura laboratorial do Centro e conhecer alguns dos projetos estratégicos que vêm sendo executados na instituição.

Segundo Imar Araújo, a visita dos parlamentares foi de grande importância, uma vez que o Centro de Biotecnologia da Amazônia hoje é um projeto de excelência técnica reconhecido nacional e internacionalmente e que pode crescer ainda mais com o apoio da classe política regional. “O CBA está localizado em Manaus, mas é de fato de toda a Amazônia. Ficamos honrados em receber a visita dos deputados e estamos otimistas de que o apoio do Parlamento Amazônico será muito importante para que o projeto consiga superar os obstáculos atuais e chegar ao seu pleno desenvolvimento”, afirmou o coordenador do Centro.

registrado em: ,