Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitê Gestor do PNCE/AM realiza primeiro encontro de 2017

Notícias

Comitê Gestor do PNCE/AM realiza primeiro encontro de 2017

O objetivo principal foi discutir o planejamento das atividades que serão desempenhadas ao longo deste ano.
por Diego Queiroz publicado: 17/01/2017 17h00 última modificação: 17/01/2017 19h27

O Comitê Gestor do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) no Amazonas realizou na manhã desta terça-feira (17), na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), sua primeira reunião em 2017. O objetivo principal foi discutir o planejamento das atividades que serão desempenhadas ao longo deste ano.

Participaram do encontro representantes dos diversos órgãos e entidades atuantes no Comitê, entre os quais SUFRAMA – atual coordenadora –, Receita Federal do Brasil, Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI), Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide), Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (CIN/Fieam), Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outros.

Um dos principais tópicos discutidos na reunião foi a necessidade de que cada entidade parceira envie, até o próximo dia 30 de janeiro, uma lista de produtos, classificados por Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e países de destino, que ainda não constem em acordos comerciais dos quais o Brasil é signatário. De acordo com a coordenadora geral de Comércio Exterior da SUFRAMA, Sandra Almeida, a elaboração dessa lista é muito importante, tendo em vista que o Brasil estará envolvido, ao longo dos próximos meses, em diversas negociações internacionais com países e blocos econômicos como México, Uruguai e União Europeia. "Temos que aproveitar as negociações que estão em andamento para identificar os nossos produtos que ainda não estão amparados e buscar inseri-los nos acordos e, dessa forma, ampliar o fomento às exportações da região", disse Sandra.

Durante o evento, a técnica da SUFRAMA, Kamyle Medina, destacou também que um dos projetos do Comitê Gestor do PNCE no Estado para 2017 é a estruturação do Núcleo para Atração de Investimentos para o Amazonas, que terá o objetivo de realizar estudos e ações de prospecção de novos negócios para a região. Uma minuta do projeto já está sendo preparada pela autarquia e deverá ser apresentada na próxima reunião do Comitê, agendada para o dia 7 de fevereiro.

Outras atividades

Outra ação que deverá ser realizada neste ano pelo Comitê Gestor do PNCE/AM é o seminário conjunto entre Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) que terá o objetivo de explicitar os procedimentos de controle à exportação exercidos por cada um desses órgãos. No momento, o seminário está previsto para ocorrer no mês de março.

Durante a reunião, o diretor do CIN/Fieam, Marcelo Lima, ainda ressaltou que, entre os planos do Centro para este ano, estão a reativação da coordenadoria de comércio exterior e a elaboração de estudos de inteligência comercial para segmentos específicos da economia regional. O consenso entre os participantes da reunião foi que seja escolhido um segmento específico que vem sendo trabalhado no âmbito do PNCE (como, por exemplo, polpas congeladas, frutas in natura ou açaí em pó, entre outros produtos regionais) para que seja elaborado um primeiro estudo de mercado.