Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitê gestor do PNCE discute metas para avanço da cultura exportadora no AM

Notícias

Comitê gestor do PNCE discute metas para avanço da cultura exportadora no AM

Ações do grupo foram discutidas, bem como a agenda para os próximos meses com vistas a estabelecer e disseminar a cultura de exportação no Estado.
por Márcio Gallo publicado: 05/04/2016 17h20 última modificação: 06/04/2016 09h52

O comitê gestor do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) no Amazonas reuniu-se pela terceira vez nesta terça-feira (5) para tratar dos avanços obtidos pelo grupo desde que foram definidos seus membros e as metas para o estabelecimento e a disseminação da cultura de exportação no Estado.

O encontro ocorreu na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio/AM) e contou com a participação de representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA, Correios, Banco do Brasil, Fecomércio, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae), Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide), Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB/AM), Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SeplanCTI), Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Receita Federal e governo do Amazonas.

Como atual coordenadora do grupo, a SUFRAMA abriu a reunião informando sobre o contínuo esforço para dar publicidade a ações referentes a comércio exterior nos meios de comunicação locais, como forma de fomentar a cultura exportadora entre potenciais empreendedores no Estado e ampliar a inserção de empresas regionais no mercado internacional.

Outra ação destacada foi o próximo curso – que ocorrerá no dia 12 de abril na sede do Sebrae, em Manaus – e abordará a habilitação no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex). Voltado a micro e pequenos empresários exportadores que ainda não possuam esta habilitação, bem como contadores e despachantes, o curso terá capacidade para atender, inicialmente, 30 participantes e será ministrado por instrutor da Receita Federal.

A demonstração das ações de cada órgão integrante do PNCE regional também teve destaque durante a reunião do grupo. A apresentação para os artesãos do Projeto Brasil Original, ocorrida no dia 15 de março no Sebrae, atraiu a atenção de diversos interessados, inclusive de municípios do interior do Estado. Por este motivo, foi proposta uma articulação entre os membros do comitê gestor do PNCE no Amazonas para difundir as capacitações por todo o Estado. “Seria interessante utilizarmos as estruturas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), da Secretaria de Estadual de Produção Rural (Sepror) e da Faea, por exemplo, para atingirmos todos os municípios amazonenses. Este seria um dos pontos altos deste comitê gestor, uma vez que seria interiorizado o Plano da Cultura Exportadora”, explicou Sandra Almeida, coordenadora geral de Comércio Exterior da SUFRAMA.

Iniciativas
Durante o encontro do grupo, os representantes de cada órgão debateram sobre a agenda de cursos promovidos pelo comitê gestor. A proposta é de que um curso voltado a empresários de pequeno porte possa ser realizado na primeira quinzena de julho. Outros temas inerentes ao PNCE também deverão servir de base para a realização de futuras capacitações, que serão definidas em conjunto pelos membros do comitê local.

A próxima reunião do grupo está agendada para o dia 3 de maio (terça-feira), na sede do Sebrae, para que sejam avaliadas as metas e o andamento do trabalho do Plano Nacional de Cultura Exportadora no Amazonas.