Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitê Gestor do PNCE no Amazonas realiza último encontro de 2016

Notícias

Comitê Gestor do PNCE no Amazonas realiza último encontro de 2016

Na ocasião, o grupo abordou os resultados alcançados pelo comitê a partir das ações promovidas ao longo do primeiro ano de atividades oficiais no Amazonas.
por Márcio Gallo publicado: 13/12/2016 18h15 última modificação: 13/12/2016 20h20

O comitê gestor do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) no Amazonas realizou nesta terça-feira (13), na sede da Federação das Indústrias do Estado (Fieam), sua 11ª e última reunião de 2016. Membros do comitê – dentre eles representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fieam, Correios, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI) –, bem como empresas que recebem acompanhamento técnico do PNCE, como a Sohervas da Amazônia e a Café Apuí Agroflorestal (esta representada na ocasião pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – Idesam), participaram do encontro e discutiram as ações desenvolvidas neste ano.

Na ocasião, o grupo abordou os resultados alcançados pelo comitê a partir das ações promovidas ao longo do primeiro ano de atividades oficiais no Amazonas. Dentre elas estão a realização de cursos voltados ao fomento do comércio exterior na região, tais como o Curso Básico de Exportação; Curso de Habilitação no Siscomex; Curso de Negociação Internacional; e Curso de Planejamento Estratégico para Exportação. Outras ações empreendidas foram a Missão Feira Expoalimentaria 2016; Workshop Barreiras Técnicas à Exportação; Reunião de Trabalho sobre Gargalos Logísticos da Região; e Reunião sobre Gargalos à Logística para Exportação.

Além destas iniciativas, o comitê estadual do PNCE, em parceria com jornal de circulação local, publicou 40 artigos que abordaram temas de relevância àqueles que pretendem ingressar ou aperfeiçoar suas ações de comércio exterior. Outras atividades realizadas pelo grupo foram os atendimentos individuais para empresas com interesse em exportar ou se internacionalizarem, além de visitas de divulgação das ações do Plano Nacional da Cultura Exportadora nas Câmaras Setoriais do governo do Estado, no Centro de Incubação de Empresas (Cide) e no Sebrae.

Como resultado direto das ações do PNCE/AM, 69 empresas se inscreveram junto ao comitê gestor local, o que demonstra boa aceitação das atividades do grupo na região e o interesse dos empresários em expandir seus mercados. “A SUFRAMA, enquanto coordenadora do comitê gestor do PNCE no Estado, tem trabalhado fortemente ao lado das demais entidades parceiras para inserir a exportação como foco das empresas instaladas na área de abrangência do modelo Zona Franca de Manaus. É o que temos buscado fazer e acreditamos que são com ações permanentes que conseguiremos efetivamente implementar a cultura exportadora na região”, disse a coordenadora geral de Comércio Exterior da SUFRAMA, Sandra Almeida.

Próximos eventos
A programação prevista pelo comitê gestor do PNCE no Amazonas para 2017 envolve, dentre outras atividades, o desenvolvimento do Projeto de Interiorização da Cultura Exportadora para os 62 municípios do Estado, espraiando as ações e o alcance do grupo.