Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitiva alemã prospecta negócios no Amazonas

Notícias

Comitiva alemã prospecta negócios no Amazonas

A viagem foi articulada pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos e o primeiro local visitado foi a sede da SUFRAMA.
por Layana Rios publicado: 26/09/2013 16h16 última modificação: 18/02/2016 18h11

Uma comitiva de empresários alemães, do Estado de Baden-Württemberg, chegou à capital amazonense nesta quinta-feira (26) para prospecção de negócios na região. A viagem foi articulada pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (Deutsch Brasilianische Industrie-und Handelskammer), com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e o primeiro local visitado foi a sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), onde os empresários foram recebidos pelo superintendente da autarquia, Thomaz Nogueira, e pelo secretário de Planejamento do Amazonas, Airton Claudino, que apresentaram o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e as possibilidades de investimentos no Estado.

Durante palestra, no auditório da autarquia, Nogueira explicou o contexto histórico em que foi criado o modelo ZFM, “uma estratégia de ocupação econômica de uma região rica em recursos naturais e com uma densidade populacional extremamente baixa” e apresentou os incentivos fiscais concedidos na região, os principais segmentos no Polo Industrial de Manaus e o funcionamento do Processo Produtivo Básico (PPB) - etapas necessárias que uma empresa deve cumprir para receber os incentivos.

Thomaz Nogueira ressaltou a segurança jurídica que o Estado possui na concessão dos incentivos fiscais. “Na próxima terça-feira, será votada no Congresso Nacional uma proposta da presidência da República que prorroga os incentivos fiscais da Zona Franca até 2073, devido à importância do modelo para a região e para o Brasil. Temos no País algo que é chamado de guerra fiscal, mas a ZFM tem uma proteção que está inscrita na Constituição da República, que gera a proteção dos direitos adquiridos, garantindo assim a segurança da concessão dos benefícios fiscais”, explicou o superintendente.

Airton Claudino também falou com os empresários e mostrou o planejamento estratégico do Amazonas de 2012 a 2030 e as oportunidades de negócios no Estado.

Impressões
O diretor para a América Latina do Ministério das Finanças e Economia de Baden-Württemberg, Ewald Stirner, agradeceu as informações repassadas e se disse impressionado com o fato da ZFM produzir praticamente 100% das motocicletas e dos televisores nacionais. “Também me impressionou a ideia de colocar os incentivos até 2073, pois, no Brasil, geralmente os planos são de curto prazo”, afirmou. Stirner também ressaltou os dados sobre o tamanho da região amazônica. “Baden-Württemberg tem 36 mil metros quadrados, o que significa que caberia 47 vezes no território da Amazônia”.

Ao final do encontro, o superintendente da SUFRAMA convidou os empresários a retornarem a Manaus para a VII Feira Internacional da Amazônia (FIAM), que será realizada de 27 a 30 de novembro. “2013 é o ano da Alemanha no Brasil e temos uma parceria com o governo alemão para realizar uma série de eventos e interações durante a feira”, afirmou.

registrado em: , , ,