Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitiva japonesa busca mercado de produtos naturais na ZFM

Notícias

Comitiva japonesa busca mercado de produtos naturais na ZFM

Objetivo do encontro foi estreitar parcerias para estudos de desenvolvimento e aprimoramento de produtos naturais para exportação, além de buscar incrementar as relações comerciais com a Zona Franca de Manaus nesse segmento.
por Layana Rios publicado: 11/03/2016 14h56 última modificação: 11/03/2016 16h35

Uma comitiva de empresários e pesquisadores do Japão, coordenada pelo consultor empresarial Teruaki Yamagishi, esteve na sede da SUFRAMA, nesta sexta-feira (11), no intuito de estreitar parcerias para estudos de desenvolvimento e aprimoramento de produtos naturais para exportação, como medicamentos fitoterápicos e frutas regionais, além de buscar incrementar as relações comerciais com a Zona Franca de Manaus (ZFM) nesse segmento.

A comitiva é formada pelo diretor da Forest 21, Keizo Uchida; pelo diretor da SMC, Tsutomu Matsushima; pelos professores Taizo Taniguchi e Mariko Takenokuchi, da faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Himeji Dokkyo; do consultor Miyoshi Yamashita; e do sócio-gerente da Agrorisa, Rivaldo Araújo. A equipe foi recebida na SUFRAMA pelo coordenador-geral de Planejamento e Programação Orçamentária da autarquia, Emmanuel de Aguiar, pelo assessor técnico da Superintendência, Renato Freitas, e pela técnica da Coordenação-Geral de Estudos Econômicos e Empresariais, Érica Rabelo.

Durante o encontro, a equipe da SUFRAMA realizou uma apresentação sobre a ZFM e discutiu também a possibilidade da retomada da participação na Foodex, principal feira de alimentos e bebidas da Ásia. A autarquia já esteve presente em edições passadas do evento, com a finalidade de divulgar empresas regionais e disseminar oportunidades de negócios do modelo Zona Franca de Manaus. De acordo com Emmanuel de Aguiar, a participação na feira trouxe resultados positivos ao modelo ZFM e ao Polo Industrial de Manaus. “Pelo menos cinco empresas asiáticas se instalaram no PIM devido às nossas participações regulares na Foodex”, ressaltou.

Na ocasião, a comitiva apresentou produtos da agroindústria japonesa que podem ser trabalhados por meio de cooperação técnica junto ao Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) e também com potencial para implantação no Distrito Agropecuário da SUFRAMA (DAS). “Daremos encaminhamento dessa reunião com a nossa equipe técnica para prestar o apoio necessário ao desenvolvimento desses produtos dentro da Zona Franca de Manaus”, explicou o assessor técnico do Gabinete da SUFRAMA, Renato Freitas.