Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cruzeiro do Sul sedia a Semana de Educação Fiscal

Notícias

Cruzeiro do Sul sedia a Semana de Educação Fiscal

Evento, realizado em parceria entre Suframa, Sebrae-AC e Fecomércio-AC, ocorre durante a programação da Expojuruá.
por Márcio Gallo publicado: 30/08/2019 16h18 última modificação: 30/08/2019 17h31

Uma parceria entre a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre (Sebrae-AC) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomercio-AC) permitiu a realização, no Senac da cidade de Cruzeiro do Sul, da Semana de Educação Fiscal & Benefícios da Amazônia Legal, evento que começou no dia 27 de agosto e se encerra nesta sexta-feira (30).

Com o objetivo principal de levar informações aos empresários quantos os deveres e obrigações fiscais, a iniciativa - desenvolvida no Estado do Acre - faz parte de um projeto sobre educação fiscal junto ao empresariado com atuação em três eixos locais: Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Brasileia/Epitaciolândia. Neste último eixo, inclusive, a Semana de Educação Fiscal foi realizada entre os dias 22 e 26 de julho.

Os servidores da Suframa lotados na Coordenação Regional de Rio Branco (CoreRBR), em conjunto com as entidades parceiras, foram os responsáveis por abordar junto ao público os temas referentes ao modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), tais como o cadastramento de empresas (pré-requisito para o usufruto de benefícios concedidos a áreas incentivadas da ZFM); diferenças entre Amazônia Ocidental (Amoc), Áreas de Livre Comércio (ALCs) e Zona Franca Verde (ZFV); e quais os diferenciais tributários praticados na área de abrangência da Suframa.

"É importante termos essa oportunidade de reunir, em conjunto com entidades como Sebrae e Fecomercio, os servidores da Área de Livre Comércio de Cruzeiro do Sul a um público qualificado que tem todo o interesse em se capacitar e aprofundar o conhecimento acerca do modelo Zona Franca de Manaus. Dessa maneira, os servidores podem contribuir para que sejam dirimidas as dúvidas daqueles que querem usufruir dos incentivos aqui ofertados e ampliar as informações àqueles que já estão instalados na região e querem aperfeiçoar seus negócios, inclusive visando à expansão de suas atividades", afirmou a coordenadora da Área de Livre Comércio de Cruzeiro do Sul, Verônica Costa.

Servidores da Coordenação Regional da Suframa em Rio Branco (CoreRBR) também contribuíram com as apresentações por parte da Autarquia, com apresentações sobre o sistema de cadastro da Suframa (Cadsuf), regras para apresentação de projetos na ZFM e Zona Franca Verde (ZFV) e sobre incentivos fiscais ofertados na região pelo governo federal, sob administração da Suframa.

A coordenadora regional da Suframa em Rio Branco, Maria Thereza Alves, assim como o servidor da CoreRBR, Paulo Xavier, participou do evento e ministrou alguns módulos para os presentes. Ela ressaltou que "a iniciativa teve uma ótima receptividade por parte de microempreendedores individuais, microempresários, empresários de pequeno porte, artesãos e potenciais empreendedores em Brasileia e Epitaciolândia e aqui, em Cruzeiro do Sul, a procura tem sido ainda maior".

Expojuruá
A Semana de Educação Fiscal & Benefícios da Amazônia Legal em Cruzeiro do Sul ocorre dentro da programação da Expojuruá, evento que reúne 200 expositores que representam setores como gastronomia, artesanato, veículos, serviços e entretenimento. A Suframa também prestigiou a cerimônia de abertura do evento, sendo representada pela coordenadora da CoreRBR, Maria Thereza Alves.

 

*Foto: Divulgação