Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Debate sobre bioeconomia tem participação da Suframa e do CBA

Notícias

Debate sobre bioeconomia tem participação da Suframa e do CBA

Evento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com o tema "Articulando Iniciativas para o Fortalecimento das Cadeias Produtivas" ocorre na Universidade do Estado do Amazonas nesta terça (12) e quarta-feira (13).
por Layana Rios publicado: 12/11/2019 17h00 última modificação: 12/11/2019 19h39

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) integra a programação do 1º Encontro de Bioeconomia e Sociobiodiversidade na Amazônia, evento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF). Com o tema "Articulando Iniciativas para o Fortalecimento das Cadeias Produtivas", o evento ocorre nesta terça (12) e quarta-feira (13), na Escola de Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Durante a abertura, o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, parabenizou a iniciativa do evento e destacou a relevância do tema. “É muito importante discutirmos sobre esse ecossistema que para nós é o futuro da nossa região. O governo federal decidiu colocar na jurisdição da Suframa o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), uma instituição que estava basicamente sem direção e dentro de uma nova formatação que foi apresentada em três meses já temos um encaminhamento ao Centro e o que nós desejamos é unir essas pontas, fortalecer essa cadeia produtiva, envolvendo o pequeno produtor, a academia, a pesquisa e a atração de negócios às empresas que queiram aqui investir na nossa região”, afirmou.

O objetivo do evento é potencializar o diálogo e a interação de políticas públicas federais e estaduais, inciativas do setor empresarial, das instituições de pesquisa e da sociedade civil, focadas em fortalecer a bioeconomia da sociobiodiversidade na Amazônia, viabilizando parcerias e construindo agendas articuladas.

Os painéis de debate estão divididos em sete eixos: políticas públicas e bioeconomia; iniciativas de mercados verdes - empresas e comunidades; construindo caminhos para a estruturação da bioeconomia; Amazônia 4.0 & rainforest business school; pesquisa, inovação tecnológica e incubação de negócios; relações internacionais na bioeconomia; e desenvolvimento e visão de futuro.

Na quarta-feira (13), às 10h o coordenador-geral de Planejamento e Programação Orçamentária da Suframa e membro titular da Autarquia no Grupo de Gestão do CBA, Fábio Calderaro, integra o painel sobre pesquisa, inovação tecnológica e incubação de negócios, junto à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).