Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Deputado federal André Janones visita Suframa para melhor entender relevância da ZFM para o Brasil

Notícias

Deputado federal André Janones visita Suframa para melhor entender relevância da ZFM para o Brasil

Objetivo do parlamentar é aprofundar conhecimentos acerca do modelo de desenvolvimento regional em meio a discussões importantes para o País, como o caso da Reforma Tributária.
por Diego Queiroz publicado: 03/10/2019 16h34 última modificação: 03/10/2019 17h48

Uma equipe técnica da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), composta pelo chefe de gabinete, Luís Carvalho, e pelos coordenadores-gerais de Estudos Econômicos e Empresariais, Ana Maria Souza, de Comércio Exterior, Felipe Esteves, e de Acompanhamento de Projetos Industriais, Claudenir Lima, entre outros servidores, reuniu-se nesta quinta-feira (3), na sede da Autarquia, com o deputado federal André Janones (Avante-MG).

A reunião - que marcou a primeira atividade da agenda oficial que Janones cumpre em Manaus até a próxima terça-feira (8) - teve o objetivo de fazer uma apresentação detalhada ao parlamentar sobre o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e suas diretrizes de desenvolvimento e de indução da atividade econômica na região.

De acordo com Janones, a missão na capital amazonense visa a conhecer mais profundamente a Zona Franca de Manaus e reunir argumentos técnicos que lhe permitam formar uma opinião embasada sobre os benefícios e os impactos ocasionados pelo modelo de desenvolvimento regional, sobretudo, neste momento em que o Congresso Nacional debruça-se sobre o tema da reforma tributária. “Militei na reforma da Previdência, onde busquei me informar bastante e ouvir lados diferentes. Agora estamos no momento da reforma tributária e, por conta disso, quero conhecer tecnicamente a Zona Franca de Manaus para formar minha opinião. Muito se fala sobre a Zona Franca, mas acho que conhecer de perto proporciona uma visão mais abrangente que irá, com certeza, trazer legitimidade ao meu posicionamento”, afirmou Janones.

Durante a audiência, os profissionais da Suframa realizaram uma extensão apresentação sobre a ZFM, detalhando todas as fases de evolução do modelo e discorrendo sobre seus temas mais discutidos na atualidade, tais como Processos Produtivos Básicos (PPBs), indicadores de desempenho do Polo Industrial de Manaus (PIM), contribuições para a preservação ambiental da Amazônia, geração de emprego e renda em todo o território nacional e relação entre arrecadação tributária e renúncia fiscal. Eles também comentaram sobre o esforço da atual gestão da Suframa de buscar a implementação novas matrizes de desenvolvimento focadas nas potencialidades regionais, entre as quais turismo, mineração, biodiversidade e setor primário.

A agenda do parlamentar na capital amazonense prossegue nesta sexta-feira (4) com visitas a empresas do Polo Industrial de Manaus, tais como Honda e Samsung.