Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Design na agenda da SUFRAMA

Notícias

Design na agenda da SUFRAMA

Tema será um dos destaques da próxima edição da Feira Internacional da Amazônia.
publicado: 05/11/2012 18h16 última modificação: 10/03/2016 11h46

No dia nacional do Design (5), o superintendente da Zona Franca de Manaus, Thomaz Nogueira, deu uma notícia que atinge diretamente o setor no Amazonas: Design será um dos eixos da sétima edição da Feira Internacional da Amazônia (Fiam), que ocorre no ano que vem.

“Logo que entrei na SUFRAMA manifestei a importância de dominarmos o ciclo de produção no Polo Industrial de Manaus (PIM). Design e engenharia de produção são fundamentais para isso. No caso do design, precisamos fazer com que a criação aconteça no PIM e entender os motivos que levam ao reduzido número de projetos locais”, explicou o superintendente.

A ideia inicial é aproveitar o espaço da Feira para discutir a questão do design no PIM, com seminários e workshops que ajudem a fomentar o debate e encontrar caminhos para estimular o setor. E o superintendente quer ir além. “Estamos estudando uma forma de mostrar aos empresários da Zona Franca o potencial dos profissionais formados no Amazonas. Uma das alternativas é criar um concurso de design de produtos com foco no Polo Industrial de Manaus. Ainda estamos na fase inicial, verificando temas e de que forma poderemos aplicar, da melhor forma possível, o resultado obtido”, anunciou.

Em Manaus, hoje, pelo menos cinco instituições de ensino superior possuem cursos na área de design, sendo o mais antigo o da Universidade Federal do Amazonas, que foi criado em 1988 com apoio da SUFRAMA. “Hoje temos uma série de amazonenses com doutorado na Europa, temos mestres, centenas de graduados, enfim, já temos uma massa crítica considerável para dar o próximo passo e a FIAM é o palco ideal para isso”, resumiu Nogueira.

Uma comissão já foi formada na autarquia para viabilizar a inserção do tema no evento.

registrado em: ,