Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Eletros e SUFRAMA promovem alinhamento de ações em prol da ZFM

Notícias

Eletros e SUFRAMA promovem alinhamento de ações em prol da ZFM

Em reunião na sede da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos, em São Paulo, foram discutidas questões para aprimorar o segmento na Zona Franca de Manaus
publicado: 17/04/2019 20h18 última modificação: 17/04/2019 20h18

O superintendente da SUFRAMA, Alfredo Menezes, participou na tarde desta quarta-feira (17), em São Paulo (SP), de reunião de trabalho com o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), José Jorge do Nascimento Junior, e demais representantes da entidade. A pauta da reunião incluiu tópicos como as ações em andamento pela atual gestão da autarquia, as medidas de desburocratização e destravamento de Processos Produtivos Básicos (PPBs) – em especial aqueles de interesse da Eletros, como aparelhos de ar-condicionado, televisores e equipamentos de áudio e vídeo, entre outros – e as consequências de reformas nacionais – como a da Previdência e a tributária – para a Zona Franca de Manaus.

A Eletros é uma entidade com sede na capital paulista que conta atualmente com 31 empresas associadas, incluindo algumas das maiores e mais representativas marcas de produtos eletrônicos e eletrodomésticos do País, tais como Electrolux, Elgin, LG, Midea Carrier, Panasonic, Philips, Samsung, e Sony.

No início da reunião, o superintendente Alfredo Menezes agradeceu o convite feito pela associação e reiterou sua intenção de que os encontros entre as entidades ocorram de forma mais regular, uma vez que esta é uma oportunidade ímpar para o alinhamento interinstitucional quanto às ações de defesa e fortalecimento do segmento Eletroeletrônico do Polo Industrial de Manaus (PIM). Ele também ressaltou que a principal meta da atual gestão da SUFRAMA é restabelecer o protagonismo da instituição na região e proporcionar um ambiente de negócios favorável à atração de investimentos e à ampliação dos indicadores de emprego e renda. “Agora, a nossa interlocução é direta, precisamos entregar as demandas que sejam boas para o Brasil”, acentuou.

Menezes também lembrou o compromisso demonstrado pela atual gestão do governo federal quanto à necessidade de desregulamentação do processo decisório envolvendo PPBs de interesse da Zona Franca de Manaus, citando, como exemplo, a inclusão deste tópico entre o pacote de medidas que serão implementadas pelo Ministério da Economia ao longo deste ano. “Estamos buscando um alinhamento cada vez maior com as diversas instâncias do governo federal para resolver essa questão. O momento é de avançar e não se pode segurar o PPB, nem escolher empresas. Temos de pensar no todo, no emprego e no andamento da economia”, assegurou o superintendente.

Estratégica
O presidente da Eletros, José Jorge do Nascimento Júnior, apresentou números da entidade e discorreu também sobre as atividades exercidas em defesa da representatividade do segmento e acompanhamento da legislação que rege o setor. “Temos bilhões de investimentos na Zona Franca de Manaus e, portanto, é do nosso interesse desenvolver a indústria nacional. Em Manaus, concentramos toda produção nacional de ar-condicionado e televisão, por exemplo, mas fabricamos também linha marrom e eletroportáteis”, afirmou. Ele colocou, ainda, a Eletros como parceira da SUFRAMA para a resolução de questões estratégicas para o aprimoramento do segmento. “Precisamos de apoio em logística reversa, sofremos com o tabelamento dos fretes e os custos amazônicos. Entendemos que é um momento de mudança e que é preciso avançar, mas não se pode errar”, finalizou o dirigente.