Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Empresários de Guajará-Mirim recebem capacitação sobre ZFV

Notícias

Empresários de Guajará-Mirim recebem capacitação sobre ZFV

A ação está sendo realizada a partir de uma parceria entre a SUFRAMA, o governo do Estado – por meio da Superintendência de Desenvolvimento Regional (Suder/RO) – e a prefeitura de Guajará-Mirim.
por Márcio Gallo publicado: 11/10/2017 15h57 última modificação: 11/10/2017 17h03

Equipe técnica da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), liderada pela coordenadora geral de Estudos Econômicos e Empresariais (Cogec) da autarquia, Ana Maria Souza, dá prosseguimento nesta semana às ações de divulgação do projeto Zona Franca Verde (ZFV) na Área de Livre Comércio (ALC) de Guajará-Mirim, em Rondônia. Nesta terça-feira (10), os técnicos da SUFRAMA promoveram treinamentos a empresários locais no auditório da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Guajará-Mirim (Acisgm).

A ação está sendo realizada a partir de uma parceria entre a SUFRAMA, o governo do Estado – por meio da Superintendência de Desenvolvimento Regional (Suder/RO) – e a prefeitura de Guajará-Mirim e ocorre pouco mais de um mês depois da visita do superintendente da autarquia, Appio Tolentino, que, acompanhado por técnicos da autarquia, cumpriu extensa agenda em Rondônia com objetivo de ampliar as atividades da Superintendência no Estado e estreitar as ações da SUFRAMA na ALC.

“A iniciativa da autarquia é levar um desenvolvimento contínuo nas áreas de abrangência da SUFRAMA, como na ALC de Guajará-Mirim. Aqui temos os incentivos tanto da Área de Livre Comércio quanto do projeto Zona Franca Verde. Neste sentido, queremos provocar uma industrialização na região a partir destes incentivos federais para atrair empresas para o município e aumentar a geração de emprego e renda nesta localidade e em seu entorno”, afirmou Ana Maria Souza.

Na ocasião, o prefeito de Guajará-Mirim, Cícero Noronha, anunciou que vai solicitar da SUFRAMA que seja realizado um curso específico para o desenvolvimento de projetos técnicos, previsto para ser realizado no mês de novembro, e a participação da autarquia no desenvolvimento de um guia de investidores para o município, que deve fomentar a economia local.

O treinamento desta semana se segue às ações realizadas pela autarquia em Rondônia na última semana, quando técnicos da Cogec/SUFRAMA visitaram empresas nos municípios de Porto Velho, Ariquemes e Guajará-Mirim e realizaram uma capacitação específica junto aos empresários sobre os incentivos ofertados à região, além de apresentar um passo a passo de como pleitear tais benefícios e expandir suas atividades.

ZFV
A Zona Franca verde prevê a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produção industrial nas Áreas de Livre Comércio de itens que tenham preponderância de matéria prima de origem regional. Há também a possibilidade de isenção do IPI com a venda de produtos elaborados com matérias-primas agrícolas e extrativas vegetais de produção regional, exclusive as de origem pecuária, por estabelecimentos localizados em qualquer município da Amazônia Ocidental com projeto aprovado na SUFRAMA, como prevê o Decreto Lei 1435/1975. A consolidação da ZFV é um dos focos das equipes da SUFRAMA, que constantemente realizam capacitações e treinamentos nas áreas que podem usufruir dos benefícios ofertados pelo governo federal.