Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Empresas do PIM conhecem nova técnica para tratar componentes a partir da nanotecnologia

Notícias

Empresas do PIM conhecem nova técnica para tratar componentes a partir da nanotecnologia

Evento teve a participação do professor e pesquisador do departamento de Química e Bioquímica da Universidade de Northern Illinois, Chhiu-Tsu Lin.
por Diego Queiroz publicado: 28/08/2014 17h52 última modificação: 11/02/2016 12h07

Representantes de entidades de classe e de empresas atuantes no Polo Industrial de Manaus (PIM) participaram nesta quinta-feira (28), na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), de reunião com o professor e pesquisador do departamento de Química e Bioquímica da Universidade de Northern Illinois, Chhiu-Tsu Lin, que realizou a apresentação “Multifunctional Nanocoatings in Surface Decoration, Corrosion Inhibition of Metal Alloys, Molecular Fan Cooling and Optically Transparent UV/NIR Sunlight Shielding” (“Nanorevestimentos multifuncionais em tratamento de superfícies, inibição de corrosões em ligas metálicas, resfriamento molecular e proteção contra radiações solares”, em tradução livre).

O evento, que foi aberto pelo superintendente da SUFRAMA, Thomaz Nogueira, teve o objetivo de apresentar às empresas do PIM, sobretudo aquelas ligadas ao setor componentista, as características e vantagens da “nanocoating”, tecnologia inovadora que realiza tratamentos superficiais em peças plásticas, metálicas e de vidro mediante a utilização da nanotecnologia. De acordo com o pesquisador Chhiu-Tsu Lin, a técnica é capaz de reduzir custos e aumentar a qualidade dos materiais onde é empregada, proporcionando maior durabilidade e resistência ao calor, entre outros benefícios.

O público presente à reunião foi composto por consultores e dirigentes de instituições como a Associação das Indústrias e Empresas de Serviços do Polo Industrial de Manaus (Aficam), o Sindicato das Indústrias de Material Plástico de Manaus (Simplast), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (FT/Ufam), bem como diretores, gerentes, analistas e engenheiros de desenvolvimento de produtos e de Pesquisa e Desenvolvimento de empresas do PIM, dentre as quais Moto Honda, Yamaha, Midea Carrier, Hitachi, LG, Jabil, Brascabos e Bendsteel.

De acordo com o superintendente adjunto de Projetos da SUFRAMA, Gustavo Igrejas, a proposta do evento foi bem-sucedida, uma vez que a autarquia conseguiu reunir uma plateia qualificada a fim de fomentar discussões visando à disseminação de novas tecnologias no PIM. “Tivemos a presença e participação, por exemplo, de profissionais da área de desenvolvimento de produtos de grandes indústrias de Manaus”, ressaltou Igrejas. “Trata-se de uma nova tecnologia que, do ponto de vista da SUFRAMA, pode ser bastante interessante, especificamente, para as empresas do Polo Componentista do PIM”, complementou.

Ao final da apresentação, o professor Chhiu-Tsu Lin respondeu a perguntas da plateia e colocou-se à disposição para futuros contatos com empresas do PIM, recebendo de imediato sinalizações positivas de algumas delas buscando o estreitamento das relações.

registrado em: , ,