Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Empresas recebem treinamento sobre sistema de gestão de resíduos na SUFRAMA

Notícias

Empresas recebem treinamento sobre sistema de gestão de resíduos na SUFRAMA

O treinamento integra o Plano Diretor de Gestão de Resíduos Sólidos do PIM, resultado de parceria entre a autarquia e a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica).
publicado: 08/02/2012 00h00 última modificação: 28/03/2016 16h41

Neste ano, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) dará continuidade ao processo de treinamento de empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) para a implantação do sistema de inventário de resíduos sólidos industriais do parque fabril local. O treinamento integra o Plano Diretor de Gestão de Resíduos Sólidos do PIM, resultado de parceria entre a autarquia e a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica), sendo uma iniciativa pioneira entre os aglomerados industriais instalados no País.

O sistema foi desenvolvido pela Jica para ser utilizado como ferramenta de gestão de resíduos pelas indústrias do PIM. O software atende aos critérios estabelecidos na Resolução nº 313/2002, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que dispõe sobre o Inventário Nacional de Resíduos Sólidos Industriais. Até agora, mais de 100 fábricas receberam treinamento, que abrange a apresentação passo a passo do referido software livre. Para melhor adequação ao programa, técnicos da SUFRAMA desenvolveram um manual de instalação, atualização e utilização do mesmo. Outra etapa, que também já foi iniciada, consiste no registro de informações pelas empresas por meio de cadastro de dados sobre geração, classificação, armazenamento e transporte de resíduos sólidos, os quais integram o sistema. Após o preenchimento, os inventários serão encaminhados à SUFRAMA para análise e consolidação.

O coordenador de Análise de Projetos de Engenharia e Arquitetura da SUFRAMA, Luiz Flávio Brandão Simões, ressalta que a adoção desse sistema é uma das principais ações constantes no Plano Diretor do Estudo da Jica e possibilitará a consolidação dos dados dos inventários de resíduos pelos órgãos públicos responsáveis. “Trata-se de uma proposta de trabalho em conjunto entre o Poder Público e as empresas geradoras de resíduos instaladas no Polo Industrial de Manaus”.

A iniciativa de implantação do Plano de Gestão de Resíduos é considerada estratégica, segundo Luiz Flávio Simões, sobretudo porque contribuirá para a qualificação do PIM como centro industrial de referência no Brasil, além de aumentar a confiabilidade de investidores no polo e favorecer a atração de novos empreendimentos. Outro aspecto positivo, conforme o coordenador, é o fato de que, por meio dessa ação, a SUFRAMA fortalece a missão institucional de promover o desenvolvimento econômico da região aliado à preservação ambiental. “Também, permitirá a implantação de um banco de dados de resíduos industriais, o que contribuirá para o aquecimento da atividade econômica do setor de prestação de serviços”, frisou.

Para participação no treinamento, o Grupo de Resíduos Industriais da SUFRAMA realiza contato prévio com as empresas. Caso alguma fábrica que ainda não tenha sido convidada queira participar, é só entrar em contato com o referido grupo por meio do telefone 3321-7000.