Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro de Comércio Exterior em Manaus buscará sedimentar cultura exportadora da região

Notícias

Encontro de Comércio Exterior em Manaus buscará sedimentar cultura exportadora da região

O evento tem o objetivo de promover a competitividade e sustentabilidade das exportações da Amazônia Brasileira.
por Diego Queiroz publicado: 09/03/2010 00h00 última modificação: 09/05/2016 16h01

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (9), na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), por ocasião da divulgação do Encontro de Comércio Exterior (Encomex) em Manaus, que será realizado no mês de abril, o diretor da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Secex/MDIC), Fábio Faria, afirmou que os produtos da Zona Franca de Manaus e da Amazônia Brasileira desfrutam atualmente de grande atratividade no mundo inteiro, pois associam valores de sustentabilidade, meio-ambiente e cultura. “Temos que aproveitar um momento em que o mundo olha com muita atenção para o Brasil, não somente porque o país tem um desempenho reconhecido na superação da crise, mas também porque teremos a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. Esse é um momento favorável para a realização de negócios e as empresas têm que se colocar de forma contundente e não perder as oportunidades”, afirmou Faria.

O Encomex será promovido pelo MDIC, com apoio da SUFRAMA, nos próximos dias 8 e 9 de abril, no Studio 5 Centro de Convenções. O evento tem o objetivo de promover a competitividade e sustentabilidade das exportações da Amazônia Brasileira, disseminando a cultura exportadora principalmente junto a pequenas e médias empresas que trabalham com produtos regionais. Além de seminários e palestras com participação de técnicos renomados da área, a programação do Encomex contará ainda com showroom para divulgação de produtos amazônicos, despachos executivos, exposições de serviços, encontros para prospecção de negócios e oficinas setoriais e temáticas.

De acordo com a superintendente da Zona Franca de Manaus, Flávia Grosso, existe hoje uma quantidade considerável de empresas regionais com produtos de grande potencial exportador, mas que não efetuam vendas no mercado externo por conta do desconhecimento dos procedimentos e do receio. “Qualidade e preço nós temos, mas precisamos fortalecer a cultura exportadora. O objetivo principal do evento é justamente o de disseminar conhecimento e conferir mais oportunidades para que as empresas, principalmente aquelas que utilizam produtos regionais, exportem. Se não criarmos uma base tecnológica e de conhecimento, não vamos atingir o desenvolvimento que almejamos”, ressaltou a superintendente.

Inscrições
As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas até o dia 7 de abril no portal do Encomex (http://www.encomex.mdic.gov.br). A organização do encontro também aceitará inscrições presenciais no dia do evento, dependendo do volume de ocupação dos locais onde estiverem sendo realizadas as atividades.

O Encomex Manaus 2010 será o primeiro com caráter regional e a 140ª edição global do evento, que foi iniciado em 1997. Outras duas edições do encontro estão agendadas para ocorrer nas cidades de Recife (PE) e Porto Alegre (RS), nos meses de julho e setembro, respectivamente.